Live: Dificuldades do primeiro emprego sob a ótica de Clara e Francisco

O Conselho Federal de Economia realiza nesta quarta-feira, 26 de maio, às 17 horas, a live “Dificuldades do primeiro emprego sob a ótica de Clara e Francisco”. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária e será transmitido pelo canal do Cofecon no YouTube. Ladislaw Dowbor e Krysla Moreira serão os palestrantes, tendo Tania Teixeira como mediadora e a vice-presidente do Cofecon Denise Kassama como apresentadora.

A economia de Francisco é baseada nos ideais de justiça, solidariedade, sustentabilidade e inclusão – ou, nas palavras do Papa Francisco, “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida do que foi criado e não o depreda”.

“Vivemos em tempos difíceis. O desemprego, que estava em taxas elevadas, acentuou-se a partir da pandemia da Covid, tornando os processos de contratação cada vez mais exigentes, efetivamente seletivos e, por que não dizer, quase desumanos, quanto a alguns padrões sociais”, afirma a vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama. “Muitos profissionais estão sendo marginalizados do mercado por conta da idade. Com os jovens, a situação não tem sido diferente, especialmente os que estão ingressando no primeiro emprego, onde faltam oportunidades. Poucas são as vagas que não exigem experiência. Neste mundo cada vez mais capitalista, a humanidade parece ser um recurso escasso. Assim, buscando resgatar as relações humanas, o GT de Responsabilidade Social e Economia Solidária se propõe a ampliar este debate, dentro das premissas da Economia de Clara e Francisco, anunciadas pelo Papa Francisco”.

Os participantes

Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 45 livros, toda sua produção intelectual está disponível online no website dowbor.org.

Krysla Moreira Lacerda é estudante de Economia e vice-presidente da Federação Nacional de Estudantes de Economia.

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidad de Valencia. Atualmente é presidente do Corecon-MG, professora da PUC-Minas e pesquisadora do Nutra/Proex/PUC-Minas.

Denise Kassama Franco do Amaral é graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas e especializada em Auditoria Interna e Externa. Atualmente é professora do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas, instrutora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, sócia-gerente da Objetiva Consultoria Econômica, presidente do Instituto Socioeconômico do Amazonas. É fundadora e coordenadora do grupo Economistas Solidários, que atua com apoio em processos de geração de renda. Tem experiência na área econômica, com ênfase em projetos e estudos de viabilidade econômica, análise financeira e estudos regionais. É vice-presidente do Cofecon.

Acesse https://youtu.be/6icU-GTndlI e programe-se para o evento!