Faleceu o economista Arthur Nemrod Menezes Guimarães

Faleceu nesta terça-feira (18), aos 81 anos, o economista Arthur Nemrod Menezes Guimarães. Tido como um dos economistas mais atuantes do Corecon-BA, Arthur Nemrod foi presidente do Regional nos anos de 2006 e 2007 e vice-presidente em 2011.

“É com imensa tristeza que este Conselho Federal tomou conhecimento do falecimento do Economista Arthur Nemrod Menezes Guimarães, que atuou como conselheiro federal suplente no período de 2016 a 2018”, expressou o Cofecon em nota de pesar divulgada nesta quarta-feira (19). “Destaco o desempenho profissional e os relevantes serviços prestados por Arthur Nemrod Menezes Guimarães, ao tempo em que transmito os sentimentos de pesar e condolências aos familiares e amigos”.

Arthur sofria de câncer no esôfago e será sepultado na quinta-feira (20), às 13 horas, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Deixa esposa, três filhos e netos.

Trajetória

Em nota publicada em seu site, o Corecon-BA destaca que o economista “contribuiu com diversas iniciativas voltadas à valorização da profissão, tendo como destaque a idealização do livro Reflexões de Economistas Baianos, editado anualmente pelo Corecon-BA com artigos assinados por profissionais do estado que trabalham em diversas áreas”.

A primeira edição do livro foi publicada em 2001, em comemoração aos 50 anos da regulamentação da profissão de Economista no Brasil. Paulo Dantas da Costa, conselheiro federal e ex-presidente do Cofecon, esteve junto a Arthur Nemrod na comissão responsável pelas comemorações no âmbito do Corecon-BA. “Essa foi uma iniciativa que teve sua participação direta, a criação desse instrumento de publicação das ciências econômicas, com uma série de livros que trouxe textos de elevadíssima qualidade”, expressou Dantas.

Foi na gestão de Nemrod como presidente do Corecon-BA que realizou-se o XVII Congresso Brasileiro de Economia, em 2007, sediado em Porto Seguro. O tema do evento foi: “Economia Brasileira:Trajetórias de continuidade ou de Transformação?”. Ao lembrar do período, Dantas destaca que “no desempenho das suas funções sempre agiu com muita lisura e determinação, sempre muito solícito e educado, essa era a marca de Arthur Nemrod”.

No Cofecon, Nemrod foi conselheiro federal suplente de 2016 a 2018 e neste último ano foi membro da Comissão de Tomada de Contas. Dantas relembra a passagem do colega pelo Conselho Federal. “Ele desempenhou um papel muito importante no sentido de harmonizar as discussões mais acaloradas e mais sérias, sempre com uma postura muito afável, muito educada. Esse era o Arthur Nemrod”, comenta o ex-presidente do Cofecon.

No site do Corecon-BA, o vice-presidente do Regional, Gustavo Casseb Pessoti, expressou sua dor pela perda. “Sem nenhuma dúvida, foi um dos maiores amigos que a vida me deu. Aliás, deu à família Pessoti, pois era grande amigo do meu pai também. Profissional renomado, servidor público de respeito, empresário de sucesso, foram alguns traços da brilhante carreira de Arthur. Um homem que lutou muito pela economia da Bahia e pelo Conselho Regional de Economia da Bahia e também no Conselho Federal de Economia. Perco uma referência de valor, um amigo leal e de grande consideração. Perdemos todos um homem de grande caráter, que tanto dignificou a profissão de economista. Descanse em paz meu amigo querido. Seu legado será sempre lembrado”, afirmou Pessoti.

“Os economistas baianos estão de luto”, completa Dantas. “Ele era muito querido no meio dos profissionais baianos, junto aos quais desfrutava elevado conceito pela maneira muito gentil como sempre tratava as pessoas. Deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida. Deixa saudades o colega Arthur Nemrod”.