Lauro Chaves Neto fala sobre crescimento da indústria cearense

O conselheiro federal Lauro Chaves Neto foi entrevistado pelo portal O Otimista para comentar os dados da participação do Ceará no PIB industrial brasileiro. O levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria comparou os biênios 2007/2008 e 2017/2018, constatando que a indústria cearense, que representava 1,55% do total nacional, passou a 1,87%. O número da região Nordeste também foi positivo, passando de 10,87% para 12,93%.

“O Nordeste tem atraído segmentos da indústria que têm como destino o mercado interno, a classe média e média baixa, que é a maior parte da população. Então, as indústrias que produzem bens para consumo popular tendem a vir para o Nordeste. E mais do que isso, temos uma série de setores, como a fruticultura irrigada, as energias renováveis, a economia do mar e o setor metalomecânico, que têm potencialidades no Nordeste para se integrar, de maneira mais efetiva, às cadeias internacionais de valor”, afirmou o conselheiro ao portal.

“No caso do Ceará, temos uma nova fronteira, que são os investimentos em energias renováveis, que já existiam, na energia eólica e solar, e agora teremos o hidrogênio verde. Deveremos ter, no Estado, um hub internacional de hidrogênio verde, com uma das maiores plantas do mundo, e isso vai fazer uma mudança radical na nossa economia. Além disso, temos o Porto do Pecém e a Zona Portuária de Exportação (ZPE), que fazem muito da vantagem competitiva para a nossa indústria”, acrescentou Lauro.

O conselheiro também falou sobre o dever de aproveitar os diferenciais produtivos para que a indústria no estado continue crescendo. “O Ceará precisa fazer o seu dever de casa, dividido em duas partes: do lado público, precisamos melhorar o ambiente de negócios, ter infraestruturas competitivas. Do lado privado, precisamos integrar as cadeias produtivas, alavancar os setores como um todo, porque não adianta termos energias renováveis fortes no Estado se nós temos a maior parte dos insumos sendo importados. E nós precisamos e podemos produzir localmente e com isso aumentar ainda mais o efeito multiplicador da economia”, finalizou.

De acordo com os dados da CNI, o Ceará possui PIB industrial de R$ 24,8 bilhões. O setor emprega 306.553 trabalhadores (dados de 2018).