A economia brasileira em debate

O Produto Interno Bruto (PIB) é um agregado econômico e consiste na soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país num determinado período de tempo. É uma ferramenta bastante utilizada para mensurar a atividade econômica de um país ou de uma região. Quando temos crescimento do PIB isso pode significar mais produção de mercadorias e prestação de serviços e, com aumento das contratações, podemos ter mais emprego e renda para população.

As estimativas do PIB para esse ano, conforme dados do Relatório Focus do Banco Central do Brasil, indica um crescimento de 3,17%. Porém, isso não quer dizer que a retomada econômica está garantida, pois existe uma série de desafios que deverão ser superados para que possamos recuperar a economia brasileira dos impactos negativos provocados pela pandemia do coronavírus. O mercado é bastante influenciado pelas expectativas dos agentes econômicos. Os empresários, principalmente, antes de decidir o quanto produzir observam o cenário econômico e formam suas expectativas futuras sobre o ambiente de negócios.

Caso o governo federal consiga realizar uma vacinação em massa da população; o auxilio emergencial atenue a escassez da renda das pessoas mais necessitadas; o retorno das medidas de redução da jornada de trabalho no período pandêmico evite uma demissão em massa nos mais diversos setores da economia; socorrer com créditos subsidiados os setores mais afetados pela pandemia; teremos as condições adequadas para que a economia inicie um ciclo virtuoso de recuperação. Mas, se esses pilares não forem garantidos o crescimento indicado não será concretizado.

Ricardo Paixão é economista e conselheiro do Corecon-ES