Corecon-RS promove live sobre dívida pública e previdência social

Os economistas Darcy Francisco Carvalho dos Santos (Especialista em Finanças Públicas, Auditor Fiscal aposentado da SefazRS) e Roberto Balau Calazans (Mestre em Economia, especialista em finanças públicas, Agente Fiscal aposentado do Tesouro do Estado), participam da live “Dívida pública e previdência social”, nesta segunda-feira, dia 29/03às 19h30min. O evento, promovido pelo Corecon-RS, terá a mediação do economista Mário de Lima (Doutor em Economia, professor universitário, presidente do Corecon-RS). A transmissão será feira pelo Facebook e YouTube do Corecon-RS.

 

Currículos

Darcy Francisco Carvalho dos Santos
Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela UFRGS, com curso de Especialização em Integração Econômica e Comércio Internacional pela PUCRS. Trabalhou em diversas empresas privadas e foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ambos com ingresso através de concurso público. Exerceu cargos de coordenação e diretoria na administração estadual, e foi contemplado em três oportunidades com o Prêmio do Tesouro Nacional tratando de temas variados. Foi ainda autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas (Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios, A crise das finanças estaduais – causas e alternativas, Finanças estaduais: verdades e mitos, Previdência social no Brasil: 1923-2009, e O Rio Grande tem saída?), e coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020. Conselheiro do Corecon-RS.

Roberto Balau Calazans
Economista formado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Coordenador e Chefe do Departamento de Economia da Unisinos. Concursado no cargo de Agente Fiscal do Tesouro do Estado, aposentado. Foi Diretor de Projetos Especiais na Secretaria de Planejamento do Estado, Assessor Técnico dos Gabinetes da Secretaria de Estado da Fazenda e da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre. Ex-Diretor Financeiro e Relações com Investidores do Grupo CEEE e Assessor do Gabinete do Governador. Possui duas premiações no Prêmio do Tesouro Nacional e é autor de artigos técnicos em finanças públicas.

Mário de Lima
Economista, com doutorado em Economia pela PUCRS. Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, gestão pública, planejamento e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano, com experiências em diversos órgãos e conselhos da administração pública brasileira. É professor universitário de graduação e pós-graduação há mais de oito anos. Como economista, atua como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS e é presidente da delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE). Presidente do Corecon-RS.