Lacerda fala ao UOL sobre governos Lula e Dilma

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, concedeu entrevista ao portal UOL para falar sobre os governos Lula e Dilma. A matéria, intitulada “Mercado ama Lula 1, desconfia de Lula 2 e odeia Dilma”, avalia uma possível volta do Partido dos Trabalhadores ao poder, tendo em vista que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou as condenações do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da operação Lava Jato.

“Os indicadores econômicos de Lula foram melhores, com mais crescimento econômico, mais investimentos, menor desemprego e inflação controlada. Mas também temos que considerar o contexto, de 2003 a 2007, quando o mundo viveu o boom das commodities e isso favoreceu muito o Brasil”, analisou Lacerda. “No entanto, vale dizer, o crescimento brasileiro não ocorreria com a mesma dimensão se não fossem as políticas econômicas adotadas domesticamente, na sua maioria corretas”.

Lacerda, que é organizador e coautor do livro O Mito da Austeridade, elogia as ações do governo no combate à crise de 2008, mas faz uma crítica: “Penso, no entanto, que foi um erro deixar o real se apreciar com tanta intensidade, gerando desindustrialização. Depois, a partir de 2008, o governo Lula soube responder bem à crise subprime norte-americana e seus impactos. De novo corretamente acionou o Estado como efeito contracíclico [medidas de combate] à queda da demanda privada”.

A matéria pode ser lida clicando AQUI.