Cofecon realizou 703ª Sessão Plenária

O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 19 e 20 de março sua 703ª Sessão Plenária. Como vem acontecendo há quase um ano, o encontro foi realizado em ambiente on-line, devido às medidas de distanciamento social para combater a pandemia de Covid-19.

Durante a reunião, o presidente do Cofecon, Antonio Correa de Lacerda, apresentou o relatório de gestão correspondente ao ano anterior e os coordenadores das diversas comissões e grupos apresentaram as propostas de trabalho para o ano de 2021. Também foi apresentada a nova edição da revista Economistas – e, como tem sido tradição nos últimos anos -, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a revista foi totalmente dedicada a elas. Clique AQUI e acesse a edição “As mulheres na economia: que participação elas têm e como são afetadas pelas políticas econômicas e pela pandemia”.

O Conselheiro Eduardo Rodrigues da Silva trouxe informes acerca do processo de migração dos sistemas cadastral, financeiro e fiscal utilizados pelo Cofecon e pelos Conselhos Regionais de Economia e aproveitou para tirar dúvidas dos demais conselheiros. O conselheiro Waldir Pereira Gomes apresentou a campanha institucional de valorização do Economista. O plenário também aprovou a designação da Comissão Eleitoral do Cofecon para 2021, bem como os nomes para a composição dos comitês Executivo e Científico do Congresso Brasileiro de Economia.

O principal destaque do segundo dia foi a aprovação da nota de conjuntura, que tratou sobre os cortes de gastos. A nota refuta a comparação entre o orçamento familiar e o orçamento público e argumenta que os efeitos do endividamento sobre as taxas de juros e os desta sobre os investimentos são parciais e incertos. “As mais recentes restrições aos gastos, aprovadas com a PEC emergencial, agora Emenda Constitucional 109, não são necessárias para viabilizar o auxílio emergencial”, defende o Cofecon. A nota pode ser lida clicando AQUI.

Também foram aprovados os regulamentos do Prêmio Brasil de Economia, organizado anualmente pelo Cofecon; e as alterações no regulamento dos prêmios Mulher Economista e Mulher Transformadora, organizados pela primeira vez em 2020.

Neste ano os prêmios aprovados trazem algumas inovações: no Prêmio Brasil de Economia foi incluída a categoria artigo temático, em referência aos 70 anos da criação do Conselho Federal de Economia comemorados em 2021.

Também foi aprovada a realização de consulta prévia aos conselheiros federais, Corecons e Comissão Mulher Economista para formação da primeira lista de indicadas ao Prêmio Mulher Economista; e consulta prévia à sociedade, comissão mulher economista e grupo de trabalho responsabilidade social para a formação da primeira lista de indicadas ao Prêmio Mulher Transformadora.

A próxima sessão plenária será realizada nos dias 7 e 8 de maio, também em ambiente on-line.