Cofecon lamenta o falecimento do economista José Eustáquio Moreira de Carvalho

Foi com grande pesar que o Conselho Federal de Economia (COFECON) tomou conhecimento da morte do economista José Eustáquio Moreira de Carvalho, aos 74 anos. José Eustáquio faleceu nesta quarta-feira, 23 de dezembro, em Brasília, por complicações decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. O Cofecon se solidariza com família e amigos neste momento de perda irreparável.

Mineiro, vivia em Brasília desde a sua fundação. Contribuiu ativamente para o Sistema Cofecon/Corecons: foi conselheiro suplente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) de 2014 a 2016, e conselheiro efetivo do Regional no período de 2017 a 2019.

Graduou-se em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), especializando-se em Finanças de Empresas (FEA/USP) e em Gestão da Qualidade Total (Fundação Carlos Alberto Vanzolini — POLI/USP e Fundação Christiano Otoni — UFMG, no Brasil, e JUSE/AOTS, no Japão). Aposentado pelo Serviço Público Federal, acumulou mais de 51 anos de experiência no meio empresarial, dos quais 41 anos na iniciativa privada.

Foi coordenador de articulação no Governo Federal e membro da equipe que elaborou o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP). Como consultor e instrutor sênior da Danton Velloso e Consultores Associados, foi titular do Núcleo Regional de Treinamento da Rede Chevrolet dos Estados de 12 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e de parte de Minas Gerais.

José Eustáquio foi Assessor Econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio – DF); Presidente do CEFIBRA; conselheiro filosófico certificado pela American Philosophical Practitioners Association (APPA); e Gerente Geral de Negócios da C & P – Empreendimentos, Consultoria e Treinamento Ltda. Atuava como palestrante em seminários e cursos para organizações públicas e privadas nas áreas de Economia Comportamental, Finanças Pessoais, Terapia Financeira e Desenvolvimento Humano.