Última plenária de 2020 ocorreu de 10 a 12 de dezembro

O Conselho Federal de Economia realizou a 701ª Sessão Plenária Ordinária nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, em formato virtual. Durante a reunião, os conselheiros federais elegeram a presidência do Cofecon em 2021. Por unanimidade, os economistas Antonio Corrêa de Lacerda e Denise Kassama Franco do Amaral foram reconduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

O início da reunião foi marcado por um debate de conjuntura econômica sobre “Renda Básica”, com transmissão pelo canal do Cofecon no Youtube – clique aqui para acessar a gravação.

A abertura foi feita pelo presidente da autarquia, Antonio Corrêa de Lacerda, e participaram como debatedores Débora Freire, doutora em Economia, Professora e Pesquisadora do Cedeplar/UFMG; José Paulo Zeetano Chaad, professor da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP); e Roberto Piscitelli, economista pós graduado em Política e Administração Tributária
e Administração Econômico e Financeira e Mestre em Administração Pública.

A mediação do debate foi conduzida pelo conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino, que apresentou proposta de nota do Cofecon sobre o assunto, aprovada pelo plenário. Clique aqui para acessar a Nota do Cofecon Em Defesa da Renda Básica para Promoção da Cidadania.

Durante a plenária, os conselheiros federais apresentaram relatos sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas comissões e grupos de trabalho, além de projetos para 2021.

O conselheiro federal Antonio Melki Jr., coordenador da Comissão de Normas e Legislação, apresentou detalhamento dos procedimentos a serem adotados pelos Conselhos Regionais de Economia que optarem pela realização de eleições para os cargos de presidente e vice-presidente, para o exercício 2021, em formato virtual. A Comissão também apresentou relatório sobre a filiação de mestres e doutores em Economia, não graduados na profissão, nos Corecons.

O presidente do Cofecon apresentou proposta de parceria de intercâmbio institucional com o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e proposta de data para realização da primeira plenária do próximo ano: 22 e 23 de janeiro. Em seguida, a Comissão de Tomada de Contas apresentou pareceres sobre processos administrativos.