Economia de Francisco começa no dia 19

O evento Economia de Francisco, originalmente planejado para o mês de março e adiado por causa da pandemia de Covid-19, terá início nesta quinta-feira (19) em Assis, Itália. Para participar, basta acessar o site francescoeconomy.org e acessar a página dedicada à transmissão via streaming. O Cofecon acompanhará a programação – o presidente da autarquia, Antonio Corrêa de Lacerda, inclusive estava originalmente inscrito no evento presencial.

Durante três dias, serão discutidos temas como economia da paz, reconversão industrial, inteligência artificial, enfrentamento das desigualdades, modelos de negócios para uma economia humana, transição ecológica e social, segurança alimentar, finanças e humanidade, economia da abundância, educação, entre outros.

Entre os palestrantes confirmados, encontram-se os brasileiros Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda; Leonardo Boff, teólogo e autor de vários livros; e o padre Vilson Groh, da Arquidiocese de Florianópolis. Entre os palestrantes internacionais, destacam-se diversos economistas como Muhammad Yunnus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006; Jeffrey Sachs, conhecido por seu trabalho em prol da redução da pobreza; Michael Spence, ganhador do Nobel de Economia em 2001; e a britânica Kate Raworth, conhecida pelo trabalho na economia circular, que busca equilibrar as necessidades humanas e os limites do planeta. Entre os não economistas, destaca-se a holandesa Susi Snyder, presidente da Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (na sigla em inglês, ICAN) quando a entidade recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2017.

A mesa de abertura será realizada às 14 horas, no horário local (10 horas no horário de Brasília). O encerramento acontecerá no dia 21, com uma mensagem de vídeo enviada pelo papa Francisco. No mesmo dia, às 19 horas (horário de Brasília) o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, deverá ser iluminado com as cores oficiais do evento: verde, amarelo e marrom.

Acesse o site do evento, confira a programação e acompanhe os debates!