Cofecon transmite série de webinares sobre função social do Estado

A Função Social do Estado será o tema de três webinares que o Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social realizará no mês de outubro. O primeiro deles acontecerá já no dia 01 (quinta-feira), às 17 horas, e terá transmissão pelo canal do Cofecon no Youtube. Os eventos fazem parte da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil.

O primeiro debate terá como tema “responsabilidades institucionais, fontes e repartição dos recursos públicos entre os entes federativos”. Os debatedores serão os economistas Evilásio Salvador, professor da Universidade de Brasília, e Wellington Leonardo da Silva, conselheiro federal, ex-presidente do Cofecon e coordenador do Fórum Nacional.

Já no dia 08 de outubro, também às 17 horas, será a vez de discutir a dicotomia público versus privado nas políticas públicas da área social. O tema será debatido pelo economista Ladislau Dowbor, professor da PUC/SP e autor de diversos livros, e pela educadora Maria Luiza Pereira, professora aposentada da Universidade de Brasília.

Finalmente, no dia 15 de outubro, o tema será planejamento, gestão dos fundos públicos e organização do sistema nacional (União, estados e municípios) de atendimento das necessidades e demandas sociais. Participarão do debate o economista Eduardo Fagnani, economista e professor da Universidade Estadual de Campinas, e Livi Gerbase, da assessoria política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social é coordenado pelo Cofecon e tem a participação de mais de 30 entidades da sociedade civil. O Fórum realiza a Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, lançada em 2017 e estruturada em cinco eixos: mudar o modelo tributário; preservar e ampliar os direitos sociais; preservar e ampliar políticas públicas de valorização do trabalho e de educação; reforçar a função social do Estado; e ampliar a democracia e a participação social. Os debates realizados no mês de outubro correspondem ao quarto eixo da Campanha, que discute a função social do estado.

Como fruto de debates anteriores correspondentes a outros eixos da Campanha, o Fórum lançou a revista Justiça Social. Ela pode ser acessada no link: https://www.cofecon.org.br/justica-social/.