Indicadas ao Prêmio Mulher Transformadora discutem economia solidária como ferramenta de inclusão social

Durante o Mês do Economista Cidadão, em setembro, o Cofecon tem realizado diversas lives no canal no Youtube com as indicadas ao Prêmio Mulher Transformadora, para  discutirem temas relacionados à inclusão social e redução das desigualdades, abordando a importância de políticas sociais, do terceiro setor e de vertentes como a economia solidária. 

Nesta terça-feira, 29 de setembro, as indicadas Irmã Lourdes Dill e Suelen Cardoso Ramos falarão sobre o assunto “Economia solidária como ferramenta de transformação social”. Também participam do bate-papo a coordenadora de Economia Solidária da Cáritas, Marcela Vieira; e os economistas e conselheiros federais Carlos Eduardo de Oliveira Júnior e Denise Kassama Franco do Amaral, vice-presidente do Cofecon.

Durante o evento on-line, o Cofecon irá lançar cartilha de Econoia Solidária, elaborada em parceria com a Cáritas Brasileira.

A transmissão ocorrerá a partir das 16h no canal do Cofecon no Youtube – Clique aqui.

Irmã Lourdes Dill – Educadora Popular do Cooperativismo, da Economia Popular Solidária, da Agricultura Familiar e é Agente da Cáritas desde 06/03/1987. É coordenadora do PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA e o BANCO DA ESPERANÇA, da Arquidiocese de Santa Maria, RS – Brasil, e é Presidente do CONSEA/SM (Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria). Possui licenciatura plena em Economia Doméstica, com Especialização em Extensão Urbana e Rural na Universidade de Passo Fundo – RS, e realizou curso de especialização em Organização Popular, Movimentos Sociais e Democracia Participativa pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Belo Horizonte – MG com participação na organização do Curso pela Cáritas Brasileira em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Recebeu diversos prêmios por sua atuação frente à Economia Solidária, entre eles Troféu Mulher Cidadã (2014) na categoria “Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda da Mulher”, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS, e Prêmio Mietta Santiago (2018), da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

Suelen Cardoso Ramos – Catadora de Materiais Recicláveis na cidade de Manaus. Graduada no curso tecnólogo em meio ambiente. Atua como liderança do Movimento Nacional de Catadores no Amazonas. Já elaborou e está na execução de projetos com financiamento do Governo do Estado do Amazonas e do Ministério Público do Trabalho para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis do estado. Está conselheira estadual de meio ambiente do Amazonas.