Em entrevista ao SBT, coordenador da Comissão de Política Econômica comenta a proposta de reforma tributária

O conselheiro federal e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino, analisou, em entrevista ao SBT, a proposta de reforma tributária que será enviada pelo governo ao Congresso nesta semana.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a primeira etapa tratará da unificação de impostos federais. “Temos que começar pelo que nos une. Vamos começar com o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual. Vamos acabar com o PIS e a Cofins. Isso já está na Casa Civil”, disse o ministro. 

Na segunda parte da proposta, a equipe econômica pretende criar um imposto sobre pagamentos eletrônicos como forma de compensar a desoneração da folha de pagamento de empresas.

Fernando Aquino afirmou que, na prática, o imposto sobre o comércio eletrônico desfavorece os mais pobres. “O imposto sobre o consumo tem valor igual para todo mundo, então pesa mais para aqueles que ganham menos, e pesa menos para que ganha mais. Vai encarecer o custo final para aquisição de produtos e pode também reduzir as vendas, em função do aumento dos preços”, ressaltou o economista Fernando de Aquino.

Confira, abaixo, a reportagem completa: