Corecon-SP e Sindecon-SP apresentam ciclo de palestras

O Conselho Regional de Economia de São Paulo e o Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo realizam desde maio o Ciclo de Palestras “Economia em Debate”, com renomados Economistas, convidados a tratarem dos temas de suas especialidades econômicas. Em pouco mais de um mês, foram realizadas 10 palestras, que contaram com a participação de 10 palestrantes, mais moderadores, membros da gestão e integrantes da equipe técnica, e com a audiência de aproximadamente 700 participantes que acompanharam via aplicativo Zoom.

No dia 08 de maio foi realizada a palestra sobre o papel do Estado na atual crise brasileira, com o presidente do Cofecon, Antonio Correa de Lacerda. Lacerda defende o aumento de gastos por parte do Estado como forma de enfrentamento à situação econômica que o país vive no momento. O vídeo pode ser visto AQUI.

No dia 14 de maio foi a vez do economista Nelson Marconi falar sobre o papel da indústria na recuperação da crise e retomada do crescimento econômico. Marconi é Coordenador Executivo do Fórum de Economia da FGV e Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo. O vídeo da palestra pode ser visto AQUI.

No dia 19 de maio o economista Pedro Afonso Gomes, vice-presidente do Corecon-SP e presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo (Sindecon-SP), realizou palestra sobre “Reestruturação de empresas após crise brasileira”. A apresentação pode ser assistida clicando AQUI.

Roberto Troster, um dos maiores conhecedores do sistema bancário brasileiro, apresentou no dia 21 de maio uma live sobre a boa prática bancária, orientando os economistas da área sobre como agir, em vez de apenas reagir, num cenário de crise. A transmissão pode ser vista clicando AQUI.

Reforma Tributária pós-pandemia foi o tema da palestra realizada no dia 28 de maio pelo economista e professor de finanças públicas Odilon Guedes. O que se requer de uma verdadeira reforma tributária que seja benéfica para o país? Confira na apresentação clicando AQUI.

O presidente do Corecon-SP, Luiz Barsi, economista com mais de 50 anos de experiência no mercado de ações, falou sobre o assunto na palestra “Ações garantem o futuro”. O vídeo pode ser assistido clicando AQUI.

No dia 02 de junho foi a vez do economista Eduardo Velho, diretor de investimentos da INVX Global Brasil, falar sobre avaliação dos mercados e cenário econômico pós-pandemia. A palestra pode ser vista AQUI.

Fernanda Cardoso, professora da UFABC e doutora em Economia do Desenvolvimento pela USP, realizou no dia 04 de junho uma apresentação sobre os desafios do desenvolvimento, que pode ser assistida clicando AQUI.

Ainda na linha do desenvolvimento, no dia 09 de junho o economista Sérgio Mendonça apresentou uma palestra sobre bancos públicos, políticas sociais e desenvolvimento. O vídeo está disponível clicando AQUI.

O economista Gesner de Oliveira falou sobre a importância do saneamento para a recuperação da economia brasileira – um assunto de suma importância num país em que quase metade da população não tem coleta de esgoto. A palestra foi realizada no dia 11 de junho e pode ser vista AQUI.