Cofecon realizou primeira Sessão Plenária Virtual

A 697ª Sessão Plenária Ordinária representa um marco na história do Sistema Cofecon/Corecons. Pela primeira vez, os conselheiros federais se reuniram virtualmente para deliberar sobre temas relacionados à profissão de economista. O motivo é a pandemia global de Covid-19 e consequentes medidas de restrição para o deslocamento de pessoas no País. A plenária ocorreu no dia 5 de junho pelo aplicativo Zoom.

A reunião virtual foi possível em razão da aprovação da a Resolução nº 2.042, de 06 de abril de 2020, que autorizou a realização de Sessões Plenárias virtuais por videoconferência, no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons, durante o período de calamidade pública no Brasil decorrente da Covid-19.

Entre as decisões estão medidas ad referendum sobre a pandemia, como a Resolução 2.041, de 26 de março de 2020, que dispôs sobre a não incidência de juros, multa, correção monetária e demais encargos sobre débitos, com vencimento no período de 31 de março de 2020 a 30 de junho de 2020, devidos pelas pessoas físicas e jurídicas inscritas nos Conselhos Regionais de Economia; e a Resolução nº 2.044, de 07 de maio de 2020, que instituiu medidas excepcionais para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da Covid-19 no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons.

Durante a reunião, os conselheiros discutiram a situação financeira e orçamentária do Cofecon em decorrência da pandemia e instituíram diversas medidas com vistas à redução das despesas do Cofecon, dentre elas destaca-se a alteração da entrega dos prêmios, que estava prevista para ocorrer em 2020 e foi transferida para 2021 em data a ser posteriormente definida.

Foi decidido que na próxima reunião, a ser realizada nos dias 31 de julho e 1 de agosto, os conselheiros irão deliberar, entre outros assuntos, pela alteração na data de realização do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia e pelas indicações aos Prêmios Mulher Economista e Mulher Transformadora. Outro destaque foi a aprovação do calendário da eleições eletrônicas do Sistema Cofecon/Corecons para o exercício de 2020.

Por fim, aprovaram a nota “A política econômica durante e após a pandemia”, na qual os conselheiros federais recomendam uma política econômica voltada para a minimização do sofrimento e mortes causadas pela pandemia e a sustentação da demanda das famílias e funcionamento das empresas, assim como estímulos para retomada da atividade econômica.  “Não serão suficientes iniciativas espontâneas do setor privado, muito menos movimentos favoráveis do setor externo, ainda mais nessa grave crise econômica mundial. Assim como os países afetados em geral, devemos contar com a indispensável participação do Estado”, defende o documento.  Clique aqui para acessar a Nota.

O colegiado também aprovou a Nota de pesar pelo falecimento do economista Carlos Lessa e a Nota Técnica “A pandemia e as desigualdades regionais”, da Comissão de Desenvolvimento Regional.