Presidente destaca função do Estado na crise

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, concedeu entrevista ao portal UOL para falar sobre o importante papel do Estado durante um momento de crise como a causada pela pandemia de Covid-19. A matéria destaca que há entre os economistas a percepção de que os governos devem aumentar os gastos para evitar a quebra de empresas, o aumento do desemprego e o caos social.

“Para o Brasil, especialmente, dada a nossa extrema desigualdade regional e de renda, além da vulnerabilidade de milhões de cidadãos, essas medidas se tornam ainda mais cruciais”, apontou o presidente, que também é organizador do livro O Mito da Austeridade.

As políticas a serem adotadas no Brasil implicam um gasto de R$ 500 bilhões, ou 7% do Produto interno Bruto, mas por mais que este custo seja alto, a decisão de não usar estes recursos poderá ter um custo muito mais elevado. “Ou seja, a eventual decisão equivocada de não ampliar os gastos imediatamente, além do enorme custo econômico e social, provocaria um forte impacto fiscal negativo”, afirmou.

A matéria do portal UOL pode ser lida clicando AQUI.