IV Fórum das Mulheres Economistas do estado de São Paulo ocorrerá nesta quinta-feira

O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) realizará nesta quinta-feira, 12 de março, o IV Fórum das Mulheres Economistas do estado. O evento é realizado em parceria com o Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP) e ocorrerá das 13h30 às 18h30 na sede do Regional, sob o tema “Expectativas para a mulher, no futuro próximo, numa visão de mulheres economistas”.

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, prestigiará o Fórum e a conselheira federal e coordenadora da Comissão Mulher Economista, Mônica Beraldo, apresentará palestra. A participação é gratuita, com inscrições pelo e-mail [email protected].

A programação conta com seis palestras sobre os seguintes temas: O papel da mulher no agronegócio brasileiro e como ela tem feito a diferença; A mulher economista e o trabalho voluntário no movimento social soroptimista; Ações garantem o futuro – Como a mulher economista pode adquirir sua independência financeira; Como a agenda da diversidade e inclusão pode contribuir para o crescimento das empresas; Conjuntura econômica global; e Apresentação da Comissão Corecon-SP Mulheres e próximas atividades. 

Confira, abaixo, a programação completa:

Abertura
Economista Antonio Correa de Lacerda – Presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON)
Economista Luiz Barsi Filho – Presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região – São Paulo (SP)
Economista Pedro Afonso Gomes – Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (SINDECON-SP) e Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região – São Paulo (SP)

1º. Grupo de Palestras

Moderadora/Mediadora: Economista Nancy Goreti Gorgulho Chaves Braga –  Diretora do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (SINDECON-SP) e Ex-Presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região – São Paulo (SP)

Palestra 1 “O Papel da Mulher no agronegócio brasileiro e como ela tem feito a diferença”.

Economista Júnia Rodrigues de Alencar Doutora em Economia, Mestra em Administração de Empresas e Graduada em Ciências Econômicas. Pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Economia Agrícola). Ex-Conselheira do CORECON-DF.

Palestra 2 “A mulher economista e o trabalho voluntário no movimento social soroptimista: (mulheres em seu melhor desempenho, a fim de ajudar outras mulheres”.

Economista Mônica Beraldo Fabrício da Silva, especialista em Engenharia Econômica e Economia Mineral. Ex-Economista do CADE e da Advocacia Geral da União. Ex-Presidente do CORECON-DF, Vice-Presidente de Relações Institucionais da FENECON. Conselheira no COFECON e Presidente da Sociedade Soroptimista Internacional de Brasília.

Palestra 3 “Ações Garantem o Futuro- Como a Mulher Economista pode adquirir sua independência financeira”.

Economista Louise Barsi – Pós-Graduada em Mercado de Capitais. Graduada em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis. Membro do Conselho de Administração das empresas Eternit e Unipar. Membro do Conselho Fiscal da das empresas Klabin e AES Tietê. Analista de Investimentos CNPI na Elite Investimentos.

Palestra 4 “Como a agenda da diversidade e inclusão pode contribuir para o crescimento das empresas?”

Economista Lia Lopes Almeida – Mestra em Direito e Desenvolvimento. Especialista em Gestão Pública. Graduada em Ciências Econômicas e em Direito. Experiência nas áreas de formação de educação e formação de lideranças e da juventude negra e de promoção da igualdade racial.

Perguntas e Interação com o Auditório – Tema comum às quatro painelistas- Quais as expectativas futuras para as mulheres? (Cada painelista mostrando as perspectivas de acordo com seus temas apresentados).

 

 2º. Grupo de Palestras

Palestra 5 – Apresentação da Comissão Corecon-SP Mulheres e próximas atividades

Economista Leticia Camargo Freire – Especialista em Administração de Empresas. Graduada em Ciências Econômicas. Delegada Municipal do Corecon-SP em Guarulhos. Atuante no mercado de construção civil há mais de 11 anos. Ministra cursos sobre Finanças Pessoais e atividades do Economista.

Palestra 6 “Conjuntura econômica global”

Economista Celina Martins Ramalho – Doutora e Mestra em Economia, graduada em Ciências Econômicas. Professora e/ou Coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação (FGV, PUC-SP, Mackenzie e Anhembi Morumbi. Sócia da empresa Semear Consultoria, especializada em análise setorial e governo.