No Conselhão, presidente destacou a importância de entidades de fiscalização e regulamentação profissional

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participou da 69ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, conhecido como Conselhão, realizada nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, na sede do Conselho Federal de Administração (CFA). Entre os assuntos discutidos, a Proposta de Emenda à Constituição nº 108/2019, que pretende alterar o regime jurídico dessas autarquias.

 

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participou da 69ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissionais Regulamentadas, conhecido como Conselhão, realizada nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, na sede do Conselho Federal de Administração (CFA). Entre os assuntos discutidos, a Proposta de Emenda à Constituição nº 108/2019, que pretende alterar o regime jurídico dessas autarquias.

Na ocasião, Lacerda destacou que tais conselhos atuam como protetores da sociedade. “Ao regulamentarem as profissões, ao fiscalizarem a sua atuação, e ao instituírem o código de ética que os profissionais registrados devem seguir, tais entidades estão defendendo a sociedade contra o mau profissional ou não habilitado. Isso porque alguém poderia se apresentar como profissional de determinada área e não ter a formação e o preparo exigidos para tal”, disse o presidente do Cofecon.

O economista destacou que, além disso, os conselhos podem contribuir para o debate sobre as principais questões nacionais, considerando que o Fórum é composto pelas 31 entidades de fiscalização e regulamentação profissional das mais diferentes esferas de conhecimento. Também destacou a importância de atuação conjunta dos conselhos profissionais, por meio do Conselhão, para ganhar força política na defesa dos interesses das categorias representadas e da própria sociedade.

O encontro foi conduzido pelo coordenador do Fórum e presidente do CFA, Mauro Kreuz.