Faleceu o professor David Kupfer, ex-diretor do IE-UFRJ

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (19), aos 63 anos, o professor associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) David Kupfer. Ele sofria de câncer no pâncreas, diagnosticado no ano passado.

Kupfer era graduado em engenharia química (1978), com mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia (1986) e doutorado em Economia (1998), sempre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor geral do Instituto de Economia da UFRJ até agosto do ano passado. Também na UFRJ, coordenava o grupo de pesquisa em Indústria e Competitividade e era editor da Revista de Economia Contemporânea. Foi membro do comitê de avaliação da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação; do conselho científico do Instituto de Estudos Brasil China; e do Conselho Superior de Economia da FIESP.

Entre 2005 e 2009 atuou como membro do Comitê de Avaliação da CAPES na área de Economia e membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia. Em 2019, foi nomeado Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

David Kupfer participou da coordenação de diversas pesquisas sobre a indústria brasileira desde a década de 1990 e recebeu dois prêmios Jabuti de melhor livro na área de Economia e Negócios, com os livros “Made in Brazil: Desafios Competitivos da Indústria Brasileira” (1996) e “Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas do Brasil” (2002). Era também colunista do jornal Valor Econômico.

O professor foi palestrante no Congresso Brasileiro de Economia (CBE) de 1993, tendo abordado os desafios competitivos da indústria brasileira. Em 2015, também por ocasião do CBE, Kupfer representou o Instituto de Economia da UFRJ na solenidade de entrega do prêmio Destaque Econômico – Academia (foto). Na ocasião, ao proferir suas palavras de agradecimento, afirmou que o IE-UFRJ “é a casa do desenvolvimento econômico no Brasil”.

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, expressou sua tristeza pelo falecimento do professor. “Engenheiro com doutorado em economia, David Kupfer tem enorme contribuição para a análise do desenvolvimento, em especial quanto ao papel da indústria. Sua partida precoce nos priva da sua profícua e agradável convivência. Estamos todos mais pobres com a sua perda”, afirmou o presidente.

A UFRJ, por sua vez, emitiu uma nota de pesar. “Profundo conhecedor da indústria brasileira, David era reconhecido por seu rigor analítico e capacidade intelectual, compartilhados com seus colegas e alunos de forma ampla e generosa. Sua obra contempla a análise da indústria brasileira em suas diversas dimensões e a formulação de políticas industriais, revelando sua preocupação com o desenvolvimento econômico e social brasileiro ao longo de toda a sua carreira”, afirma a nota.