Copom reduz Selic para 4,25%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu nesta quarta-feira (05) a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. O novo patamar é de 4,25% ao ano e a decisão foi tomada por unanimidade.

Para o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, a redução da taxa básica é bem vinda, embora tardia. “A maioria dos países decidiu por reduzir a praticamente zero suas taxas de juros logo após a crise 2008. Além disso, no Brasil há uma enorme diferença entre a taxa básica e a cobrada dos tomadores finais, empresas e pessoas físicas. Esse é um papel que o BC pode e deve exercer no sentido de tomar medidas que exijam a redução dos spreads dos bancos”, opinou Lacerda. 

Segundo o comunicado divulgado pelo Banco Central, a economia brasileira está em um processo gradual de recuperação mas é preciso cautela na condução da política monetária.

“A conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural. O Copom avalia que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatiza que perseverar nesse processo é essencial para permitir a consolidação da queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia. O Comitê ressalta ainda que a percepção de continuidade da agenda de reformas afeta as expectativas e projeções macroeconômicas correntes”.