Política Cambial e Setor Externo estarão em debate no XXIII CBE

Os economistas Eliane de Araújo, Nelson Marconi e Pedro Rossi discutirão Política Cambial e Setor Externo no XXIII Congresso Brasileiro de Economia. O debate ocorrerá no dia 18 de outubro, das 14h às 16h.

Ainda dá tempo de participar do XXIII CBE. De 16 a 18 de outubro, economistas de todo o País estarão reunidos em Florianópolis para discutirem “Alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico”. Inscreva-se em www.cbe2019.com.br.

 

Eliane Cristina de Araújo Sbardellati

Concluiu graduação em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Economia na Universidade Estadual de Maringá (2004) com intercâmbio na Technische universität Ilmenau (Alemanha) e doutorado em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (2018 -2019), com bolsa de pós-doutorado no exterior do CNPQ.

Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá e bolsista produtividade em pesquisa do CNPQ.

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia, economia brasileira, politica econômica, economia internacional, crescimento e desenvolvimento econômico.

Nelson Marconi

É graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP, tendo realizado bolsa sanduíche no MIT.

É professor adjunto dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional em Administração Pública e Governo, na FGV-SP, pertencendo ao núcleo docente permanente em ambos programas.

Também é professor associado (licenciado) no curso de Economia na PUC-SP.

É Coordenador do Fórum de Economia da FGV e do CND – Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, vinculado à EAESP-FGV. Foi coordenador do curso de graduação em economia da EESP-FGV entre 2010 e 2013, presidente da Associação Keynesiana Brasileira entre 2015 e 2017, integrante da Comissão Assessora do ENADE entre 2012 e 2016 na área de Ciências Econômicas e bolsista do IPEA entre 2011 e 2013.

Também é colaborador externo da Organização Internacional do Trabalho. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Macroeconomia do Desenvolvimento, Teoria do Desenvolvimento Econômico e Economia do Setor Público, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de desenvolvimento econômico, macroeconomia do desenvolvimento, políticas macroeconômicas e estrutura produtiva, desindustrialização, a relação entre taxa de câmbio e crescimento econômico, política fiscal e gestão pública, neste caso com ênfase em finanças públicas, políticas de recursos humanos, salários e emprego no setor público. Suas publicações acadêmicas incluem artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros (como autor ou organizador), capítulos de livros e textos para discussão.

Pedro Rossi

Professor do Instituto de Economia da Unicamp, trabalha com os aspectos macroeconômicos do desenvolvimento brasileiro, com os impactos sociais da política fiscal e com o tema da taxa de câmbio e da política cambial.

Formado em economia na UFRJ com mestrado e doutorado na Unicamp, hoje é pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) da UNICAMP e coordenador do conselho editorial do Brasil Debate.

Autor do livro “Taxa de Cambio e Política Cambial no Brasil” e co-organizador do livro “Economia para Poucos: impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil”.