XXIII CBE: Evento contará com debate sobre Globalização 2.0

O governo Bolsonaro adotou uma postura distinta das gestões anteriores no quesito relações internacionais, investindo em uma maior aproximação com os Estados Unidos e Israel. Globalização 2.0 e Relações Internacionais estão na programação do XXIII Congresso Brasileiro de Economia. O debate ocorrerá no dia 17 de outubro, a partir das 14h, com os economistas Paulo Nogueira Batista Júnior, Adhemar Bahadian e Celina Martins Ramalho.

Inscreva-se no XXIII CBE, em www.cbe2019.com.br. De 16 a 18 de outubro, economistas de todo o País estarão reunidos em Florianópolis para discutirem “Alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico”.

CELINA MARTINS RAMALHO – Doutora em Economia pela FGV-EESP, mestre e graduada em Economia pela PUC-SP. Professora da FGV e coordenadora acadêmica da Alfa Business School. Foi Conselheira do CORECON-SP e do COFECON. Diretora da Ordem dos Economistas do Brasil. Sócia da Semear Consultoria e Treinamento, com atendimento aos setores privado e público em consultoria econômica e análise setorial. Trabalhou com economistas internacionais como Paul Krugman, Maurice Obstfeld, Ha Joon Chang e Albert Fishlow.

 

ADHEMAR G. BAHADIAN – Diplomata de carreira, formou-se no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores em 1966. Serviu na Missão do Brasil junto aos organismos internacionais sediados em Genebra e na Missão do Brasil junto as Nações Unidas de 1982 a 1987. Durante esses anos, atuou sempre em negociações econômicas internacionais em órgãos como OMPI, UNCTAD, GATT e OMC. Nas Nações Unidas participou das negociações realizadas na área de competência do Ecosoc, órgão responsável pela coordenação dos temas econômicos na ONU. Foi porta-voz dos países em desenvolvimento nas negociações sobre o Código de Conduta para transferência de tecnologia, sobre o Código de conduta para empresas transnacionais e sobre o Acordo para o controle de práticas restritivas ao comércio. Foi Cônsul-Geral do Brasil em Buenos Aires e Co-presidente brasileiro das negociações sobre a ALCA. Foi embaixador do Brasil na Itália entre 2003 e 2006. Após sua aposentadoria compulsória, foi membro do Conselho de Administração da Tim participações no Rio de Janeiro e Coordenador dos Conselhos Superiores da FIESP, em São Paulo. Possui diploma de graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, 1975. Possui diploma do curso em Politica Comercial ministrado pelo GATT (1969). Examinador nos Concursos de Ingresso no Instituto Rio-Branco 1973-1975. Presidente da Banca Examinadora do Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco !988-1990. Sua dissertação de mestrado intitulada “Tentativa do Controle do Poder Econômico pelas Nações Unidas foi publicada pela FUNAG.

 

PAULO NOGUEIRA BATISTA JR – Economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento estabelecido pelos BRICS, em Xangai, de 2015 a 2017. Foi diretor-executivo pelo Brasil e outros países no FMI, em Washington, entre 2007 e 2015