Artigo – Previdência: condição necessária, não suficiente para resolver a economia

Por Lauro Chaves Neto – Consultor, professor-doutor da Uece e conselheiro do Conselho Federal de Economia.

A aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno, com larga margem de votos, na Câmara de Deputados e a existência de um ambiente político mais favorável ainda no Senado não pode levar a sociedade a acreditar que a partir daí o Brasil ingressará imediatamente em um novo ciclo de crescimento sustentado.

Falseia a verdade tanto quem atribui a Reforma da Previdência o poder mágico de reativar a economia, como também aqueles que defendiam o sistema antigo existente como justo e sustentável. Esse passo inicial foi muito importante, representa uma condição necessária para o ajuste das contas públicas, porém jamais será uma condição suficiente para enfrentar o terrível patamar de mais de 12 milhões de desempregados.

O Brasil precisa acelerar o nível de investimentos, tanto públicos como privados, hoje em um dos seus menores níveis na nossa história econômica recente. Retomar investimentos públicos exige um profundo ajuste nas contas públicas e uma análise criteriosa do portfólio de projetos e setores a serem considerados prioritários.

Acelerar o nível de investimentos privados exige uma melhoria significativa no ambiente de negócios com uma simplificação e racionalização tributária, melhoria nas infraestruturas, mudança de patamar da educação em todos os seus níveis, redução das desigualdades sociais e territoriais, maior integração econômica com Europa, EUA e China, melhoria da competitividade, entre tantas medidas a serem implantadas. Recuperar a poupança interna e melhorar a atratividade para o capital externo são duas prioridades para financiar a retomada dos investimentos.

Quais as próximas reformas econômicas a serem aprovadas e a sua profundidade vai depender tanto do debate político no congresso quanto da mobilização popular nas ruas, em uma democracia a construção de consensos é um processo com o seu ritmo determinado pelas pressões sociais e econômicas.

  • Artigo publicado no blog do Eliomar – http://blogdoeliomar.com.br/2019/07/17/previdencia-condicao-necessaria-nao-suficiente-para-resolver-a-economia/