Cofecon e CFA buscam entendimento e ajustes na fiscalização de empresas econômicas e administrativas

O presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, reuniu-se nesta quinta-feira, 9 de maio, com o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, em Brasília. O objetivo da reunião foi tratar de ajustes nos processos de fiscalização de empresas das áreas econômica e administrativa promovidos pelos sistemas dos dois conselhos.

Isso porque empresas com atuação econômica têm sido fiscalizadas pelos Conselhos Regionais de Administração em razão de estarem classificadas no mesmo grupo do CNAE utilizado ao registrar um negócio. Tal classificação também inclui atividades de outras profissões. Segundo os presidentes relataram, o código é genérico e abarca diversas atividades privativas da Administração e da Economia, o que pode acarretar na fiscalização por parte dos dois conselhos.

Alguns Conselhos Regionais de Economia e de Administração têm conseguido resolver a situação nos estados, mas os dois presidentes entenderam que é preciso pacificar a questão. Na reunião, Wellington e Marco concordaram que, caso a empresa comprove que está registrada no Corecon ou CRA do seu estado, os processos de fiscalização serão automaticamente encerrados.

Além disso, todas as vezes em que houver a fiscalização e for identificada a necessidade de registro na área de administração ou economia, o respectivo conselho será informado. Ainda que os presidentes tenham concordado com os encaminhamentos, o assunto deverá ser aprovado pelos respectivos plenários.