Confira os principais pontos da 688ª Sessão Plenária do Cofecon

A 688ª Sessão Plenária Ampliada do Cofecon aconteceu nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2019 e contou com a participação dos conselheiros federais e dos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia de todo o país. 

Na abertura da Plenária 688, os economistas Luciana Acioly, pesquisadora do IPEA, e Paulo Nogueira Batista Júnior, professor da FGV, participaram do debate “Banco dos BRICS”.

Na tarde do primeiro dia de reunião, a pauta foi dedicada à discussão de demandas dos Corecons. Entre os principais pontos discutidos nesta seção, que foram propostos pelos Corecons, estiveram as regras de registro de instituições financeiras no Sistema Cofecon/Corecons; a implantação do Programa Nacional de Recuperação de Créditos; a possibilidade de parcelamento das anuidades; o desarquivamento do Projeto de Lei que atualiza a regulamentação da profissão de economista; e a promoção de cursos de capacitação online para economistas de todo o país.

No segundo dia de Sessão Plenária, foi aprovado o Programa de Trabalho do Cofecon proposto pelo presidente Wellington Leonardo para o exercício de 2019. As Comissões Permanentes, Temáticas e os Grupos de Trabalho também tiveram seus coordenadores e membros definidos, assim como a data dos eventos do Cofecon em 2019.

Por fim, foram aprovados os regulamentos do XXV Prêmio Brasil de Economia e da IX Gincana Nacional de Economia e a regulamentação do uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero do profissional Economista no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons.

A próxima Sessão Plenária Ordinária acontecerá nos dias 22 e 23 de março de 2019, na sede do Cofecon, em Brasília.