Nota de Pesar – Gerson Camata

O Conselho Federal de Economia lamenta a morte do economista e ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, brutalmente assassinado no dia 26 de dezembro de 2018, em Vitória.

O presidente da autarquia, Wellington Leonardo da Silva, presta condolências aos familiares e amigos neste momento de perda irreparável. Segundo nota divulgada pelo Corecon-ES, Gerson Camata sempre esteve à disposição dos economistas para as demandas de interesse público, debatendo temas ligados à Economia e à reforma do Estado.

Nascido na cidade de Castelo, interior do Espírito Santo, Camata iniciou sua carreira como jornalista e apresentador na Rádio Cidade de Vitória e foi graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O economista iniciou-se na vida pública como vereador da capital do Espírito Santo em 1967. Em 1971 foi eleito deputado estadual e, de 1975 a 1983, foi deputado federal. Gerson Camata foi o primeiro governador democraticamente eleito após a ditadura militar, em 1983, e foi senador do estado de 1987 a 2011.