Em 2018, Cofecon promoveu sete cursos de capacitação em Perícia

Curso ministrado em Recife.

Os cursos de capacitação em Perícia tiveram destaque nas ações realizadas pelo Cofecon em 2018. Ao todo, foram realizados sete qualificações, em duas modalidades, Perícia e Assistência Técnica Econômico-Financeira, de 80 horas, e Perícia Previdenciária Atuarial, de 20 horas.

A Perícia Econômico-Financeira é uma área de atuação do economista, em que assessora o juiz ou árbitro ou as partes em um litígio, realizando laudo pericial ou parecer técnico. O campo de atuação é amplo – incluindo avaliações patrimoniais, cálculo de liquidação de sentença trabalhista, revisões de cláusulas econômico-financeiras de contratos, indenizações, entre outros.

Coordenados pelo Grupo de Trabalho Perícia Econômico-Financeira e Mediação e Arbitragem (GTPM), a primeira modalidade ocorreu no Recife, Florianópolis, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre, enquanto a segunda, em Curitiba e no Recife, sempre com apoio e o suporte do Conselho Regional de Economia local. Voltados primordialmente para economistas e estudantes de Ciências Econômicas, que corresponderam a mais de 90% dos capacitados, esses cursos pretendem contribuir para fortalecer a presença da profissão nessa especialidade.

Após a realização dos cursos, o GTPM orienta os Corecons locais a instituírem núcleos estaduais, para interação dos peritos economistas, e gestões, no judiciário, câmaras de mediação e arbitragem e advogados, para divulgar a habilitação, legal e técnica, dos capacitados.

O Cofecon reconhece a contribuição de todos que têm participado, para o êxito dessa sua ação, em especial os instrutores, que com seus conhecimentos, didática e desprendimento, vêm disseminando essa especialidade em vários estados e garantindo a reputação que o economista conquistou em suas demais atividades profissionais.

Para 2019, os cursos serão reiniciados após a aprovação da regulamentação específica por parte do Plenário do Cofecon.