Laudo de auditoria das eleições dos Corecons está disponível

Está disponível o Laudo de auditoria das eleições dos Conselhos Regionais de Economia (Corecons) de todo o país. A empresa responsável pela auditoria do pleito dos Corecons, que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro, é a The Perfect Link. O laudo técnico traz informações sobre o início, desenvolvimento e encerramento do processo de votação nos Corecons; bem como a verificação dos pontos de controle estabelecidos pela auditoria, além da avaliação qualitativa sobre os aspectos de segurança, confiabilidade, disponibilidade e validade do sistema eleitoral. Clique aqui para ler o Laudo de Auditoria completo.

Nos dias 30 e 31 de outubro os Conselhos Regionais de Economia de todo o Brasil renovaram um terço do seu quadro de conselheiros. A votação foi operacionalizada pelo Cofecon e realizada por meio eletrônico, no site www.votaeconomista.org.br, sendo aberta aos economistas que se encontram em dia com o respectivo Corecon. Os economistas eleitos para o cargo de Conselheiro Regional terão mandato de três anos (2019 a 2021).

A apuração dos resultados eleitorais é feita pelas Comissões Eleitorais de cada Conselho Regional de Economia. Na sede do Conselho Federal, em Brasília, estiveram presentes o conselheiro federal Antonio Melki Júnior, presidente da Comissão Eleitoral do Cofecon; Ubiratan de Almeida Elias, pela empresa Scytl, responsável pela plataforma de votação; e funcionários da autarquia.

Os cargos

A cada ano os Conselhos Regionais de Economia renovam um terço do seu quadro de conselheiros. Aqueles que tiveram mandato no triênio 2016-2018 serão substituídos por outros, que terão mandato de 2019 a 2021, sendo permitida uma reeleição. Desta maneira, os Corecons estão em constante renovação.

Cada chapa inscrita também tem um delegado-eleitor efetivo e um suplente, com uma missão específica: participar da Assembleia de Delegados-Eleitores, instância em que são eleitos novos conselheiros federais. Isso porque o Cofecon, de modo semelhante aos Corecons, também renova um terço do seu quadro de conselheiros a cada ano. Desta forma, na Assembleia, cada delegado-eleitor dispõe de uma quantidade de votos que guarda proporcionalidade com o número de economistas em dia com o respectivo Conselho Regional.

Além disso, alguns Conselhos Regionais realizam uma consulta para os cargos de presidente e vice-presidente. Tal consulta não é obrigatória e não tem caráter oficial, uma vez que os presidentes são eleitos pelo plenário do Regional durante a primeira reunião do ano, em janeiro; entretanto, nos Corecons que realizam a consulta, tradicionalmente o plenário acata o que foi votado pelos economistas.