Dirigentes da Anipes divulgam carta em defesa dos institutos de pesquisa, planejamento e estatística

A Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) divulgou a carta “Pelo fortalecimento das instituições de planejamento, pesquisa e estatística e pela integralidade dos recursos necessários à realização do Censo Demográfico 2020”, elaborada por ocasião do XXIII Encontro Anual da entidade, realizado de 7 a 9 de novembro em São Luís (MA). Clique aqui para acessar o documento.

No dia 7 de novembro, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, pronunciou-se, por meio de nota, sobre as declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nas quais questionou a veracidade da metodologia empregada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para cálculo da taxa oficial de desemprego, chegando a se pronunciar no sentido de sua alteração para formular uma “taxa de empregados” e não de desempregados.

“Preocupado com a possibilidade de interferências impróprias nas atividades do IBGE, que podem impactar em várias delas, em especial na elaboração de políticas macroeconômicas, e em defesa da autonomia técnica do órgão, desde já manifesto repúdio às declarações do presidente eleito”, diz a nota do presidente do Cofecon. Clique aqui para acessar o documento na íntegra.