Cofecon se manifesta sobre nova classificação dos cursos de graduação proposta pelo Inep

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) enviou ofício ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e ao Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 26 de outubro, para tratar da consulta pública referente à nova classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Brasileiros (CINE Brasil 2018). Após analisar o documento, a autarquia federal entendeu que as alterações propostas vão de encontro aos normativos vigentes e aplicáveis à profissão de economista.

A partir das mudanças propostas no CINE Brasil 2018, o curso de Ciências Econômicas estaria categorizado nas áreas voltadas às Ciências Sociais, Jornalismo e Informação (grupo 3), sub-área Ciências Comportamentais. O Cofecon entende que a nova classificação do curso de Ciências Econômicas é adequada, porém, ao não mencionar atividades profissionais tais como finanças, negócios, gestão, planejamento, perícia, arbitragem, auditoria, assessoria, elaboração de projetos, entre outros, contraria os normativos vigentes legais aplicáveis à profissão do economista.

É importante destacar que a manifestação sobre a consulta pública deve ser realizada até o dia 31 de outubro de 2018 pelo Procurador Educacional Institucional das instituições de educação superior em conjunto com os coordenadores de cursos de Ciências Econômicas, por meio do Sistema Enade (http://enade.inep.gov.br/enade.) Com o intuito de sensibilizá-los sobre a questão, o Cofecon enviou também ofício aos Conselhos Regionais de Economia a fim de que entrem em contato com as universidades para abordar o tema.

Aqui você encontra o passo a passo referente à manifestação sobre a classificação dos cursos

Clique AQUI para conferir o ofício enviado ao INEP e ao MEC.

Clique AQUI para conferir o ofício enviado aos Corecons