Artigo – Economia brasileira: nebulosidade

Neste momento, o rumo da economia brasileira ainda transita como um veículo em plena nebulosidade. Somente a partir do próximo ano teremos maior clareza, se o limpador de para-brisa entrar em funcionamento.

O que os brasileiros esperam é que o novo Presidente, além de ter um rumo desejável e certo, saiba compor uma equipe técnica competente e honesta, capaz de agir com eficácia e honestidade, superando os muitos anos de gestão inadequada e incompatível com as necessidades e potencialidades do País e os desejos da população.

É sabido que o novo Governo terá sérios desafios para superar os obstáculos para chegar ao topo da montanha, dentre os quais:

– Dominar o gigante da corrupção, com severas punições aos corruptos teimosos e aos patrocinadores;

– Adequar – reduzir e capacitar a máquina pública (Executivo, Legislativo e Judiciário) beneficiando a eficácia. Não se justifica uma Câmara de Deputados com 513 Deputados. Há espaço para reduzir de 40% a 50%;

– Reduzir/racionalizar os gastos públicos, gerando recursos para reduzir o oneroso, preocupante e indesejável tamanho da Dívida Pública;

– Desburocratizar o processo público sem afetar a qualidade e a segurança dos serviços;

– Melhorar segurança, educação, serviços de saúde e infraestrutura de forma adequada e progressiva.

– Outros benefícios complementares.

O Presidente que conseguir caminhar nesse rumo com certeza será reconduzido ao próximo mandato. É sabido que esses desafios não são fáceis de superar, até pelos interesses políticos e pessoais dos integrantes da máquina pública, mas são desejáveis e importantes que, por isso, deixarão valiosos dividendos.

Cada eleitor que dá sua contribuição a um candidato espera isto como retorno. Esse desafio não é fácil mas é importante e desejável. Acreditemos que se realize.

Humberto Dalsasso – Economista, Consultor Empresarial de Alta Gestão.