Corecon-DF realizou solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal em comemoração ao Dia do Economista

O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) realizou nesta quarta-feira, 29 de agosto, sessão solene na Câmara Legislativa do DF em comemoração ao Dia no Economista. O evento foi realizado em parceria com a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, presidida pelo deputado distrital Agaciel Maia. O parlamentar esteve na mesa diretora, ao lado do vice-presidente do Corecon-DF, Eloy Corazza; do economista Roberto Piscitelli, representando o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva; do presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Rennó; e do economista Bruno Cruz, funcionário da Codeplan.

“Neste momento político, próximo às eleições, a economia faz parte das discussões dos candidatos à presidência da República e, por isso, a profissão de economista está no centro das atenções, com os profissionais da área discutindo as melhores propostas de política econômica para o Brasil”, destacou o deputado Agaciel Maia.

Já o vice-presidente do Corecon-DF parabenizou a todos os profissionais e realçou que os princípios econômicos que norteiam o exercício profissional são também diretrizes constitucionais, e que devem basear a atuação dos agentes públicos. “Esses princípios são fundamentais para que passemos a incorporar no nosso sistema de planejamento, a exemplo de outros países, e avaliação das ações públicas para uma gradual melhoria e racionalização dos gastos públicos”.

Representante do Cofecon na ocasião, o economista Roberto Piscitelli refletiu sobre as razões que o motivaram a cursar Economia. “É uma ciência que busca, em última análise, o bem-estar das pessoas e a felicidade geral dos povos. Tem a difícil tarefa de tentar compatibilizar os recursos sempre escassos e as necessidades sempre ilimitadas. Não sei se nós temos conseguido atingir esses objetivos. A desigualdade e a exclusão são crescentes e talvez seja a marca mais importante do nosso país atualmente”, observou. O economista destacou a iniciativa do Cofecon e dos Conselhos Regionais de Economia em promoverem discussões com foco na redução da desigualdade social no Brasil. “Deveríamos ser como um farol a iluminar esses tempos sombrios”, recomendou Piscitelli.

O presidente da Codeplan afirmou que a instituição depende da profissão de economista e de seus conceitos e ferramentas metodológicas. Enalteceu o trabalho de sua equipe e informou que, em breve, disponibilizarão o acesso da população a um acervo com dados econômicos do Distrito Federal. “A Codeplan tem uma trajetória e herança de produção de conhecimento. Tivemos a alegria de recuperar publicações extremamente significativas e vamos realizar a transferência delas para o arquivo público do DF, de modo a preservá-las e torná-las acessíveis. É um esforço de recuperação do conhecimento econômico local”, declarou Lucio Rennó.

Após as apresentações dos dirigentes das entidades, o economista Bruno Cruz ministrou uma palestra sobre conjuntura econômica e abordou a questão da desigualdade social no Distrito Federal. “É importante estudar o assunto porque sociedades com uma renda muito concentrada tendem a crescer menos, visto que é não é possível massificar o consumo. Além disso, sociedades desiguais tendem a ser mais violentas”, acrescentou. O economista também apresentou dados obre a Chácara Santa Luzia, uma área no DF de extrema pobreza, cuja renda média está abaixo da África subsaariana, e que cresce de forma acelerada.