Artigo – Brasil: governo 3R

Diante da nebulosidade política e econômica pela qual passa o País, o desafio do próximo presidente precisa incorporar o estilo “3R”.

R1 – REDUTOR
Isto é, ser um governo fortemente direcionado a:
– Reduzir a dívida pública – Isto contribuirá para reduzir os gastos e permitir a redução da carga tributária, hoje muito elevada e onerosa, dificultando a competitividade empresarial e o poder aquisitivo das pessoas.
-Reduzir o tamanho do governo – Há espaço para reduzir de 40 a 50% o tamanho da Câmara dos Deputados e, consequentemente, os enormes gastos improdutivos, criando-se uma Secretaria Técnica que atenda a todos os deputados, com qualidade.
-Reduzir a burocracia – Há espaço para simplificar os processos nos três níveis – executivo, legislativo e judiciário. Isto aumentaria a eficácia e possibilitaria considerável redução de custos.
-Reduzir/eliminar a corrupção – Isto, além de melhorar a imagem do País, geraria uma enorme riqueza hoje desperdiçada.

R2 – RACIONALIZADOR
Isto é, um governo que busque razões valorosas para suas decisões:
– Definir prioridades para os investimentos , preservando/melhorando a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura.
-Racionalizar a carga tributária, que já é muito elevada e onerosa, que dificulta a competitividade empresarial e o poder aquisitivo das pessoas.
-Racionalizar o uso dos recursos públicos, para contribuir com a redução da dívida pública

R3 – REDIRECIONADOR
Isto é, um governo que reavalie as ações atuais e futuras, corrigindo e redirecionando-as ao destino corretamente desejável.
– Através de um GGI(Grupo Gestor Independente) acompanhar os rumos e os resultados de cada ação estratégica adotada e realizada, redirecionando-as quando necessário.
-Adotar medidas reais e práticas, com severas punições nos casos de corrupção, e a consequente recuperação dos recursos indevidamente apropriados.

Estas são apenas algumas ações que, se adotadas, cumpridas e reavaliadas permanentemente poderão gerar enormes benefícios ao Brasil e aos brasileiros. Não são medidas fáceis. Mas são possíveis e valiosas. Par tanto, precisamos de um presidente não só de compromisso político partidário, mas competente e responsável, bem como a presença das valiosas Comunidades Cívicas, que monitorem e cobrem posturas corretas e responsáveis dos governantes.

É isto que o Brasil merece. Vamos acreditar e buscar.

Humberto Dalsasso – Economista, Consultor Empresarial de Alta Gestão.