Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade se reúne no Cofecon

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade se reuniu na quarta-feira (25/04) na sede do Cofecon para discutir as estratégias de apresentação do projeto de Reforma Tributária à sociedade brasileira e ao Congresso Nacional. Representantes de nove instituições estiveram presentes na reunião (confira lista completa ao final da matéria).

O encontro iniciou com uma breve discussão sobre a atual conjuntura socioeconômica e política brasileira. Em sua fala, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo, sublinhou a necessidade de se construir um modelo tributário que vise a redução da desigualdade de renda no país. “Fala-se de reforma tributária há muito tempo. A questão é: de qual reforma tributária estamos falando? A reforma que as elites pedem é a redução de impostos. Eles propagam a ideia de que a carga tributária brasileira é alta. Nós precisamos desmistificar máximas como esta e fazer ecoar na sociedade a nossa voz em defesa de um modelo tributário mais justo e progressivo”, ressaltou Wellington Leonardo.

Na sequência o grupo apreciou o manifesto “Reforma Tributária Solidária, Menos Desigualdade, Mais Brasil”, documento elaborado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) que vai ao encontro das diretrizes da Campanha Nacional pela Redução da Desigualdade Social no Brasil. O manifesto foi apresentado em evento sobre os 44 anos da Revolução dos Cravos, também no dia 25 de abril, na Câmara dos Deputados. O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade prestigiou o evento.

Durante a reunião, o Fórum também debateu as estratégias para o lançamento do livro “A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas”, elaborado por um grupo de trabalho dentro Fórum responsável pela construção das bases da proposta de reforma tributária que a Campanha pretende apresentar à sociedade brasileira e ao Congresso Nacional. O lançamento do livro ocorrerá durante o Seminário Internacional sobre Tributação, a ser realizado de 4 a 6 de junho de 2018, em São Paulo.

Participaram da reunião:

  • Conselho Federal de Economia – COFECON: Wellington Leonardo (presidente) e Júlio Miragaya (conselheiro);
  • Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros – CNBB: Guilherme Delgado (representante);
  • OXFAM BRASIL: Rafael Cruz (coordenador);
  • Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ANFIP: Rita Felicetti (representante);
  • Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE: Tiago Oliveira (técnico);
  • Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC: José Antonio Moroni (diretor) e Grazielle David (assessora);
  • Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES: Josevaldo Cunha (diretor);
  • Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP: André Luis dos Santos (representante);
  • Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal – PT-DF: Mariza Garcia Borges (representante).