Cofecon e CFC reuniram-se para tratar da legislação que regulamenta as profissões de economista e contador

O presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, e o presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), Mário Sérgio Sallorenzo, participaram de reunião na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, nesta quinta-feira, 23 de novembro, para tratar da legislação que regulamenta as profissões de economistas e contadores. Estiveram presentes o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; o vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Ivânio Breda; o vice-presidente político institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; e a superintendente do Cofecon, Aline Tales Ferreira.

O Cofecon tem buscado um entendimento com os Conselhos Federais de Contabilidade e Administração no sentido de avançar na tramitação dos projetos de lei das categorias. Para tanto, é fundamental que as matérias não sejam conflitantes. No primeiro semestre deste ano, um grupo técnico do Cofecon e do CFA se reuniu para analisar o PLS nº 658/2007 e o PLS nº 439/2015, que atualizam a legislação de ambas as profissões, e discutiram as principais divergências que impedem a aprovação de ambas matérias no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.  Após sucessivos encontros do grupo, houve um acordo sobre o texto final de cada um deles. A ideia é que o CFC também participe do processo.

Na reunião com o CFC, ficou decidido que a autarquia designará representantes para que também participem de reuniões técnicas com o CFA e Cofecon afim de analisar os projetos de lei, além da própria legislação dos contadores, verificando o que poderia ser aprimorado em consenso com as duas categorias. A primeira reunião do grupo será realizada ainda este ano.