Artigo – Economia Brasileira: Pedras do Caminho

A gestão pública brasileira, por equívocos e imprudências ao longo da história, menosprezou as potencialidades do País, desperdiçou suas riquezas e plantou problemas que exigem esforços estratégicos para a superação, para o que é fundamental a saúde e o vigor da Comunidade Cívica. Medidas genéricas superficiais, embora agradem parte da sociedade, serão insuficientes para a correção.

Dos diversos e profundos problemas a resolver, alguns se destacam e exigem eficazes correções, dentre os quais:

  1. DÍVIDA PÚBLICA – Atingindo 73,1% do PIB(junho/2017), a maior da América Latina, parte significativa dos recursos vai para o pagamento dos encargos financeiros.

Para reduzir a dívida pública é fundamental racionalizar e reduzir os gastos públicos.

A pergunta é: onde e como reduzir os gastos?

Reduzir o tamanho da máquina pública – Executivo, Legislativo e Judiciário – e melhorar sua eficácia é fundamental.

Não há razão para o tamanho da Câmara Federal (513 deputados) que, com suas onerosas equipes e outros benefícios, levam a um volume estonteante de gastos. Esta deformação ocorre não só na esfera federal mas, também, na estadual e, em muitos casos, nos municípios.

Se os gastos forem reduzidos e racionalizados, valores significativos permitiriam reduzir a carga tributária, beneficiando a população e possibilitando   maiores investimentos.

  1. CORRUPÇÃO – Ação drástica contra a corrupção também geraria grandes benefícios não só financeiro mais de confiabilidade e imagem do País. Posturas valiosas, como a do Juiz Sérgio Moro, que sejam reconhecidas e sirvam de exemplo positivo do esforço à condenação da corrupção. A sociedade espera que esta postura valiosa seja mantida e reforçada nos demais níveis da Justiça.
  2. USO RESPONSÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS – Que o uso dos recursos naturais, especialmente os minerais, sejam usados com parcimônia e responsabilidade, com a consciência de que eles pertencem não só às nossas gerações mas, também, às gerações futuras. Contentar-se em exaurir essa riqueza e deixar as consequências negativas à natureza e à sociedade é irresponsabilidade. Agregar valor a esses recursos e exportá-los com valor agregado contribui para a riqueza do País.
  3. ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO – Este é outro valor importante. Nos últimos anos tem sido estimulado. Para tanto, a educação é fundamental.
  4. OUTROS – Estes e muitos outros fatores poderão contribuir para o efetivo Desenvolvimento do País, não apenas temporário mas permanente.

Como temos sugerido em artigos anteriores o esforço para a sustentação da desejada Comunidade Cívica e a criação de um forte CGI (Grupo Gestor Independente) são ações fundamentais.

Sabemos que isto não é fácil. Mas precisamos acreditar que é possível.

Humberto Dalsasso – Economista, Consultor Empresarial de Alta Gestão