Serviços e varejo fecham o ano com contração de 5,0% e 6,2%

Segundo Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o volume do setor de serviços apresentou, no mês de dezembro, crescimento de 0,6% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, após ter registrado alta de 0,2% em novembro e recuo de 2,3% em outubro. No confronto com igual mês do ano anterior, o setor registrou queda de 5,7%, a maior para o mês de dezembro nessa comparação desde o início da série em 2012. A taxa acumulada no ano de 2016 ficou em -5,0%. A receita nominal registrou variação de 0,5%, em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,5%. A taxa acumulada da receita no ano de 2016 ficou em -0,1%.

No que concerne aos resultados por atividade, na série livre de influências sazonais, os segmentos de Serviços prestados às famílias apresentaram crescimento de 2,0%, bem como Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com 0,4%. Apresentaram recuos os segmentos de Serviços de informação e comunicação (-1,7%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,3%) e Outros Serviços (-1,2). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou crescimento de 3,1%, na comparação com o mês imediatamente anterior.

Em termos de composição da taxa global de volume, sem ajuste sazonal, as contribuições dos segmentos foram as seguintes: Serviços de informação e comunicação, com -2,6 pp; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com -2,1 pp; Serviços profissionais, administrativos e complementares, com -0,9 pp; Serviços prestados às famílias, com -0,1 pp e Outros serviços, com 0,0 pp.

Na última terça-feira, 14 de fevereiro, a Pesquisa Mensal de Comércio, também do IBGE, mostrou que o volume de vendas do Comércio Varejista nacional recuou, em dezembro de 2016, 2,1% na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após avanço de 1,0% em novembro. Nesse mesmo confronto, a variação da receita nominal foi de -2,1%. O indicador de média móvel sai da relativa estabilidade registrada no trimestre encerrado em novembro (-0,1%) e volta a registrar taxa negativa em dezembro (-0,5%). Mesmo movimento foi observado para a variação da receita nominal (de -0,2% para -0,7%). Na série sem ajuste sazonal, o total das vendas assinalou queda de 4,9% em relação a dezembro de 2015, vigésima primeira taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, os resultados para o volume de vendas foram negativos tanto no quarto trimestre de 2016 (-5,5%), como para o fechamento do ano (-6,2%). A receita nominal, para essas mesmas comparações, manteve-se positiva, com variações de 2,0% frente a dezembro de 2015 e 4,5% para o acumulado no ano.

No Comércio Varejista Ampliado, que agrega também as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, a variação sobre novembro de 2016 ficou praticamente estável, para volume de vendas (-0,1%) e para a receita nominal (-0,3%). No confronto com 2015, o volume de vendas apresentou resultados negativos em relação a dezembro (-6,7%) e para o acumulado do ano (-8,7%). A receita nominal também apresentou decréscimo sobre dezembro de 2015 (-1,2%) e no acumulando janeiro-dezembro (-0,7%).


Fonte: IBGE