GT Mulher Economista promove ações de conscientização sobre o câncer de mama

Durante o mês de outubro, o mundo inteiro volta suas atenções à prevenção do câncer de mama, com ações para promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. Em atenção à campanha global, o Grupo de Trabalho Mulher Economista realizou, no dia 20 de outubro, às 19h, um evento na sede do Conselho Federal de Economia com o objetivo de difundir informações sobre prevenção do câncer de mama. No evento, o mastologista Dr. Gustavo Gouveia, do Instituto do Câncer de Brasília, falou sobre prevenção à doença e esclareceu dúvidas dos presentes.

O presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, prestigiou o evento, coordenado pela presidente do Corecon-DF, Maria Cristina Araújo, e pela conselheira federal e coordenadora do Grupo de Trabalho Mulher Economista, Bianca Andrade.

Corecon-RN

Em Natal, o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (Corecon-RN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, participa da campanha Outubro Rosa e contribui com a divulgação dos serviços e locais de atendimento ao exame de mamografia que são oferecidos gratuitamente à população. Confira o calendário abaixo:

Sobre Outubro Rosa
A campanha é um movimento internacional que tem como objetivo principal estimular à luta contra o câncer de mama. Teve início em 1997, nos Estados Unidos, e  ganhou o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é o laço rosa, que foi lançado, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o paço para aderir ao  movimento foi dado em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a causa.