Corecon-DF promove consultoria econômica gratuita à população

Em uma de suas ações pela Semana do Economista, o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) promoveu um dia de consultoria econômica gratuita à população de Brasília. A iniciativa reuniu economistas e estudantes de Economia na Praça do Relógio, em Taguatinga, que compartilharam o seu conhecimento e ajudaram as pessoas a utilizarem seus recursos de maneira consciente. A ação começou às 9h e estendeu-se até às 17h. Também foram distribuídas diversas cartilhas com dicas econômicas.

A Semana do Economista é uma tradição do Corecon-DF. O intuito é levar à população o conhecimento sobre finanças pessoais e incentivar a administração sustentável da renda. “Essa ação se faz ainda mais importante agora, em que vivemos um momento de crise. Nós alertamos a população sobre as armadilhas em que podem se transformar as facilidades de crédito e o estímulo exacerbado ao consumo pelas propagandas”, justifica a presidente do Corecon-DF, Maria Cristina de Araújo.

Lourivaldo Leal, que foi atendido junto com sua esposa, Kenia Darc, compartilhou alguns dos conhecimentos adquiridos. “Na consultoria nós aprendemos que o autocontrole é fundamental para evitar dívidas desnecessárias e que não devemos efetuar compras antes de pesquisar preços e condições. São práticas simples, mas percebemos que estávamos falhando”.

A empresária Roseni Zaidan também participou da ação e contou sua experiência. “Falando com o economista, identifiquei alguns pontos em que eu e meus sócios podemos melhorar na gestão da nossa empresa. Anotações de receitas e despesas, por exemplo, muitas vezes passam batidas, mas hoje eu entendi que isso é uma prática indispensável para a saúde dos nossos negócios”, avaliou a empresária.

Para o vendedor de revistas Kenedy José da Silva a conversa com o economista foi muito útil para ele entender a Economia de uma outra forma. “Como eu tenho muito pouco recurso, sempre coloquei em mente que não tenho como economizar e progredir. Hoje eu entendi que não é bem assim. Um bom planejamento pode me ajudar a alcançar metas e objetivos pré-estabelecidos”, explicou o autônomo.

O vice-presidente do Corecon-DF, Ronalde Lins, os conselheiros Victor Hohl e César Bergo, e os profissionais Francisco Rodrigues, Angeilton Lima, Daniel Soares, Marianne Pereira e Elisângela Resende também participaram da ação e prestaram consultorias. Os economistas contaram com a colaboração de membros do Corecon Acadêmico, que utilizaram a oportunidade para, além de ajudar a população, ganhar experiência profissional. “Esse evento é muito importante para nós, pois nos prepara para o mercado de trabalho. É uma forma de assimilarmos a atuação e a importância do economista na sociedade”, afirma a estudante do sexto semestre Giovana Álvares.

A programação da Semana do Economista do Corecon-DF conta também com palestras em universidades locais e debate sobre a economia da região.

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.