Cofecon lamenta o falecimento do economista Maurício Barata

É com pesar que o Cofecon tomou conhecimento do falecimento do economista Maurício Barata, ocorrido no dia 13 de julho, em decorrência de um câncer. Barata foi conselheiro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) e professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB). O sepultamento ocorreu em São Paulo.

Barata graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), e recebeu o mestrado e o doutorado em Economia da Johns Hopkins University. Teve ampla experiência na área de economia, com ênfase em economia internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do comércio internacional, investimento estrangeiro, políticas comerciais, pressão cambial, crise asiática, crises financeiras, crises cambiais e crises gêmeas.

Maurício Barata contribuiu valorosamente para o Sistema Cofecon/Corecons. Participou do Conselho Editorial da Revista de Conjuntura do Corecon-DF desde o primeiro número, em janeiro de 2000; coordenou a Comissão de Valorização Profissional; e foi membro da comissão julgadora do Prêmio de Monografias, sendo coordenador em quatro edições. Foi conselheiro efetivo nos triênios de 2003 a 2005, 2008 a 2010 e 2013 a 2014; e conselheiro suplente de 2000 a 2002 e em 2007.

O Conselho Federal de Economia lamenta a perda de tão competente profissional e expressa suas condolências aos familiares e amigos.