XXVIII ENE ocorreu de 15 a 17 de junho, em Parnaíba (PI)

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Júlio Miragaya, participou do XXVIII Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, realizado de 15 a 17 de junho em Parnaíba, no Piauí. Cerca de 250 pessoas, entre estudantes e economistas, se reuniram para discutir “O protagonismo do Nordeste para o desenvolvimento do Brasil no século XXI: diagnósticos, iniciativas e estratégias para o futuro”.

A programação esteve repleta de palestras e workshops durante todo o dia. Todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Economia da Região Nordeste participaram do evento, assim como os ex-presidentes do Cofecon Dércio Munhoz, Paulo Dantas da Costa e Sidney Pascoutto da Rocha. Além dos conselheiros regionais, também marcaram presença os conselheiros federais Denise Kassama e Eduardo Rodrigues, que foram palestrantes, e os conselheiros Pedro Andrade de Oliveira, Nei Cardim, Paulo Hermance e Fernando Aquino.

Foram discutidos os seguintes assuntos nas mesas de debates: A Crise Econômica e seu Impacto sobre o Nordeste; Economia Solidária uma política para o desenvolvimento local; Nordeste – Investimentos Necessários para o desenvolvimento; O papel do Estado no Desenvolvimento do Nordeste: Incentivos, regulação, investimentos; e Perspectivas para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil.

Nos workshops os participantes debateram: O Papel do Corecon Acadêmico no Sistema; Certidão de Dívida Ativa e sua importância no saneamento das instituições; As bases conceituais dos cursos de Economia e a necessidade do mercado de Trabalho; O papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento local; Mercado de trabalho dos economistas: Perícia Econômica; Como fortalecer a fiscalização dos Corecon’s; Elementos para um novo pacto federativo no Brasil; e Questão fiscal e a dívida pública.

Além dos debates e workshops, os participantes do XXVIII ENE realizaram visita técnica à Zona de Processamento e Exportação – ZPE Parnaíba-PI no dia 17 de junho, às 9h. Coordenada pela delegada do Corecon-PI em Parnaíba, Milana Barros Barreto, a comitiva contou com a presença do presidente da empresa administradora da ZPE, Paulo Roberto Cardoso.

Outro destaque do XXVIII ENE foi a realização da etapa local da Gincana Nacional de Economia. Estudantes de Economia da região se reuniram no Laboratório de Informática da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. Os vencedores foram os universitários Felipe Rodrigues Maverick e Rock Hud.