Corecon-RS participa do Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas da região

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediou 39ª edição do Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas do RS, que ocorre nesta sexta-feira, dia  10, na cidade de Caxias do Sul. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), reuniu profissionais, docentes e estudantes da área da Economia para discutirem, além de temas da atualidade, o mercado de trabalho e situação dos cursos e faculdades do Rio Grande do Sul.

Com início às 14 horas, o evento foi aberto oficialmente pela presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, pela diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da UCS, economista Maria Carolina Rosa Gullo, e pela coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da UCS, economista Jaqueline Maria Corá.

Às 14h30min, ocorreu o painel “Perspectivas e oportunidades para o economista em um mundo em transformação”, apresentado pelo economista e professor da PUCRS, Leandro Antonio de Lemos. As oficinas enfocaram os temas “Economia Criativa”, com o economista Cassio da Silva Calvete (UFRGS); “Economia Comportamental”, com a economista Ingrid Rafaele Rodrigues Leiria (Unisinos); “Uso do Banco de Dados Rais/Caged”, com a economista Lodonha Maria Portela Coimbra Soares (UCS); “Economics of Aging”, com a economista Cleide Fátima Moretto (UPF); “A interface da Economia com as outras áreas de conhecimento”, com a economista Maria Carolina Rosa Gullo (UCS); “O uso do software Gretl aplicado à Economia”, com o economista Mosar Leandro de Ness (UCS); e “Atuação do economista na área de planejamento e desenvolvimento econômico”, com o economista Andrej Slivnik (ABDE).

Acontecerão, ainda, oficinas dos coordenadores dos Cursos de Ciências Econômicas, um encontro com os egressos e o painel “Economia da corrupção”, a ser apresentado pelo economista Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS).