Cofecon cria o Cadastro Nacional de Peritos de Economia e Finanças
Nesta semana, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) deu início a um grandioso projeto: a criação do Cadastro Nacional de Peritos de Economia e Finanças (CNPEF). Conforme a Resolução nº 1.951 do Cofecon, de 11 de abril de 2016, a autarquia elaborará uma relação que lista profissionais qualificados em perícia de Economia e Finanças.
O Poder Judiciário é assistido por peritos quando as provas do fato dependem de conhecimentos específicos. O novo Código de Processo Civil Brasileiro, que entrou em vigor há pouco mais de um mês, estabelece que os Tribunais da Justiça Estadual consultem os conselhos de classe para a convocação desses profissionais. Com o CNPEF, a prestação desse tipo de serviço público ganha transparência e o mercado fica restrito aos peritos devidamente cadastrados, o que representa um grande benefício aos profissionais registrados no Sistema Cofecon/Corecons.
Os economistas que estiverem em situação de regularidade poderão cadastrar-se no CNPEF, por meio dos portais dos Conselhos Regionais de Economia nos quais detêm o registro profissional.