Sessão Plenária reunirá conselheiros federais e presidentes dos Regionais

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realiza nos dias 8 e 9 de abril a 670ª Sessão Plenária Ampliada, que contará com a presença de conselheiros federais e presidentes dos Conselhos Regionais de Economia. A abertura do encontro será feita em um debate sobre Crise Fiscal, Gastos com Juros da Dívida Pública e Auditoria da Dívida, ministrado pelos economistas Roberto Bocaccio Piscitelli e José Luiz Pagnussat, e pela auditora aposentada da Receita Federal Maria Lúcia Fattorelli. O vídeo será disponibilizado no site do Cofecon posteriormente.

No primeiro dia de Plenária, os conselheiros federais divulgarão à imprensa uma nota técnica sobre inflação, política monetária e crise fiscal. O documento defende a redução da taxa básica de juros em um cenário de queda da inflação. O presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, e o coordenador da Comissão de Política Econômica da autarquia, Róridan Duarte, apresentarão a nota técnica em entrevista coletiva às 14h30. Em seguida, o documento estará disponível no site do Cofecon.

A reunião com os presidentes dos Regionais é uma oportunidade de apresentarem as demandas dos economistas de cada estado ao Conselho Federal. Entre os assuntos em pauta estão a solicitação de uma proposta de Plano Diretor para fiscalização dos Regionais; solicitação da atuação do Sistema Cofecon/Corecon para a criação da função ou regulamentação do Economista nas Prefeituras; além de informes sobre os eventos Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (XXV SINCE); X Encontro de Entidades da Região Norte (X ENAM); Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste (XXVIII ENE); e Encontro de Economistas da Região Sul (XXI ENESUL).