Negócios sociais como oportunidade de carreira para economistas

O presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, e a conselheira federal Denise Kassama se reuniram com representantes da Yunus Social Business Brasil, organização que tem como objetivo desenvolver negócios sociais no país por meio de seu fundo de investimentos e aceleradora. O Cofecon será parceiro da Yunus ao divulgar a economia social como uma oportunidade de carreira para os profissionais que também têm interesse em solucionar questões globais.

Vitor Belota Gomes, representante da Yunus em Brasília, explica que os negócios sociais nada têm a ver com voluntariado. “O modelo consegue aliar o dinamismo do business tradicional com a consciência da filantropia. As empresas são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. Ao lucrar, a verba é reinvestida na empresa para que o impacto social seja cada vez maior. Como consequência, temos o equilíbrio da distribuição de renda”, destaca.

O primeiro passo da parceria será a confecção de material gráfico com informações sobre negócios sociais. O conteúdo será construído pela Yunus e pelo Cofecon com o objetivo de direcionar a participação dos economistas e mostrar que é uma nova opção de negócios. “No sistema capitalista, o lucro se tornou uma obsessão, independentemente do impacto que isso pode gerar para a sociedade. A parceria com a Yunus é uma oportunidade de o Conselho ampliar a interação com a sociedade e contribuir com a resolução de questões sociais que impactam a todos nós. Por meio dos Conselhos Regionais podemos envolver centenas de economistas de todo o Brasil nesse projeto”, afirmou o presidente do Cofecon, Júlio Miragaya.

A conselheira federal Denise Kassama, que coordenou no Corecon Amazonas o projeto Economistas Solidários, compartilhou esta experiência que mobilizou mais de 1.200 pessoas no estado. A economista será responsável, no Cofecon, pela coordenação das atividades referentes ao tema.

Curso

A Yunus realizará em março deste ano o Primeiro Ciclo de Aceleração para Grandes Corporações. As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de fevereiro no site da instituição (http://www.yunusnegociossociais.com). O curso é voltado para empresas interessadas em desenvolver um negócio social e contribuir para a erradicação de algum problema social no Brasil e no mundo. “Sua empresa ganhará um importante propósito que engajará e reterá seus maiores talentos, além de trazer importantes inovações que poderão ser utilizadas não apenas em seu negócio social mas em seu business tradicional”. Parceiros conformados do programa: Singularity University, Mandalah, Data Popular, League of Intrapreneurs, BOX1824, Fundação Dom Cabral e Bank of America.