668ª Plenária foi marcada por inauguração de nova sede e eleição presidencial

O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 11 e 12 de dezembro a 668ª Sessão Plenária Ordinária. A reunião ocorreu na sede da autarquia, em Brasília, e contou com a presença dos 18 conselheiros federais. A última plenária do ano foi marcada pela inauguração da nova sede do Cofecon e pela eleição de presidente e vice-presidente para o exercício de 2016.

Durante a Plenária, foram apreciados 21 processos Administrativos e Contábeis, sendo 3 da Comissão de Tomadas de Contas, 4 da Comissão de Educação e 14 da Comissão de Fiscalização e Registro Profissional. Um dos destaques da pauta foi a discussão do Processo nº 17.133/2015 cujo tema é a incorporação do Corecon-AP pelo Corecon-PA. Os conselheiros aprovaram que a partir de 1º de janeiro de 2016 a jurisdição do Corecon-PA passará a contemplar, além do Estado do Pára, a jurisdição do Estado do Amapá.

Os economistas acataram a instituição de um novo Programa Nacional de Recuperação de Créditos voltado para os Conselhos Regionais, que será feito por adesão. Os Corecons que aderirem ficam autorizados a promover conciliações administrativas com os inscritos inadimplentes, podendo conceder descontos em juros, multas e adotar parcelamentos. Por fim, houve a anulação da eleição do Corecon-MT por irregularidades no processo.

A cerimônia de inauguração, ocorrida na noite do dia 11 de dezembro, reuniu ex-presidentes e ex-vice-presidentes do Cofecon, presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros, economistas e funcionários da autarquia. O espaço foi cedido pela Superintendência de Patrimônio da União em 2014, com início e conclusão das obras em 2015. A superintendente do Patrimônio da União no Distrito Federal, Valéria Caetano Soares, e o chefe da divisão da SPU, o economista Evaldo de Santana Rodrigues, foram homenageados com uma placa em nome do conselho.

A eleição da nova presidência do Conselho foi realizada na manhã do dia 12 de dezembro. A chapa formada pelos economistas Júlio Miragaya e Odisnei Béga contabilizou 12 votos e foi a vencedora da disputa eleitoral. Os economistas Luiz Alberto Machado e Eduardo Costa receberam 6 e 5 votos, cada. O mandato de Júlio Miragaya e Odisnei Béga terá início no dia 1º de janeiro de 2016.

Ao final da Plenária, os conselheiros efetivos e suplentes que finalizam o mandato no dia 31 de dezembro foram homenageados com uma placa de reconhecimento pelo trabalho desempenhado ao longo dos três anos. São eles: o presidente Paulo Dantas da Costa, Erivaldo Lopes do Vale, Fábio José Ferreira da Silva, Francisco Assunção e Silva, José Luiz Amaral Machado, Sebastião Demuner, Airton Soares Costa, Dilma Ribeiro de Sousa Pinheiro, Edson Nogueira Fernandes Jr., José Emílio Zambom da Silva e Vicente Ferrer Augusto Gonçalves.