Presidente do Cofecon divulga pesquisa sobre deterioração do mercado de trabalho no DF

Baseado em dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED/DF), o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (Ibrase) divulgou, nesta quinta-feira (28/01), o estudo “Deterioração do mercado de trabalho no Distrito Federal – 2011 a 2015”. A apresentação dos dados ocorreu na sede do Cofecon (Setor Comercial Sul, Quadra 02, Bloco B, 12º andar) a partir das 10h.

Em outubro de 2015, Júlio Miragaya apresentou estudo sobre o mercado de trabalho e estimou a geração de 13 mil novos postos no 4º trimestre de 2015, o que resultaria em um saldo negativo no ano de menos 10 mil empregos em relação ao mesmo período de 2014. A previsão, considerada pessimista, revelou-se conservadora após a divulgação da PED/DF: no 4º trimestre de 2015 houve a eliminação de 14 mil postos de trabalho, fechando o ano com queda de 37 mil vagas em relação a dezembro de 2014, ou seja, pela primeira vez, em 24 anos da série da PED/DF, o estoque de empregos no final de um ano foi inferior ao do ano precedente.

De acordo com o presidente do Cofecon e do Ibrase, o quadro deve se agravar no primeiro trimestre de 2016 com a intensificação das demissões, decorrente do efeito sazonal do mercado de trabalho e da persistência da crise econômica nacional. “É possível que superemos o número recorde de desempregados registrado pela PED/DF, de 268 mil, ocorrido em agosto de 2003, embora distante da taxa de desemprego recorde de 23,9% verificada em abril do mesmo ano”, destaca.

Entre as alternativas para solucionar o problema, Júlio Miragaya defende a diversificação da estrutura produtiva, a desconcentração de atividades fortemente localizadas no Plano Piloto e a elaboração e implementação de um Plano de Desenvolvimento Integrado da Área Metropolitana de Brasília.