Cofecon e FNP firmam acordo de cooperação para projetos relacionados aos municípios do g100

O Conselho Federal de Economia e a Frente Nacional de Prefeitos firmaram, nesta quarta-feira (30/08) um acordo de cooperação institucional com foco em pesquisas, estudos, elaboração e implementação de projetos relacionados aos municípios que integram o g100. A partir do trabalho conjunto das duas entidades, espera-se disseminar conhecimento a governantes e aos gestores locais por meio de produção de conteúdo, publicações, oficinas de trabalho, seminários, entre outras atividades.

A assinatura do acordo ocorreu em Brasília, na sede da FNP. Participaram o presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o presidente do Cofecon, Júlio Miragaya; e o prefeito municipal de Gravatá (PE), Joaquim Neto de Andrade Silva, representando os municípios do g100, que têm como característica elevada população com baixa receita per capita e alta vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com o presidente do Cofecon, há uma percepção geral no Brasil de que os prefeitos de municípios com baixa capacidade de arrecadação estão inertes e que não buscam recursos. “Nós precisamos desmistificar essa situação das prefeituras, tirar o peso dessa responsabilidade das costas dos prefeitos e entender que esse é um problema nacional. É preciso o envolvimento do governo federal, dos governadores dos estados, para que eles sim invistam nesses municípios a fim de atrair investidores, que criem condições de implantação de grandes empreendimentos capazes de gerar receita própria e que, através da elevação da renda população, por meio da geração de empregos formais, possa inclusive criar condições para aumentar a própria receita municipal”, defendeu o presidente do Cofecon.