Investir em Criptomoedas exige cuidado e conhecimento

Paulo Dantas da Costa, vice-presidente do Cofecon, em entrevista ao Jornal Hoje

Negociações e investimentos em criptomoedas é uma realidade para muitos. Contudo, para outros, esse é um terreno ainda inóspito, seja pela falta de regulamentação atual ou de conhecimento na operação.

Paulo Dantas da Costa, vice-presidente do Cofecon, falou ao Jornal Hoje, nesta terça (22), sobre o tema. Para ele, o Brasil precisa caminhar para a regularização, a exemplo do que já acontece em outros países e alerta para quem pensa em investir nas moedas digitais. “É preciso tomar muito cuidado, pois as criptomoedas têm um caráter especulativo muito forte e isso pode prejudicar pessoas que não dominam a matéria e que entram na aventura”, pontuou.

O caminho para regulamentação não está distante. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem projeto que regulamenta a moeda digital – que são 100% virtuais e com isso só podem ser negociadas pela internet.

No Brasil, desde 2019, as transações precisam ser comunicadas à Receita Federal. Dados oficiais do órgão indicam que o número de investidores brasileiros quase triplicou nos últimos anos, passando de 125 mil por mês em 2020, para 429 mil por mês em 2021.

Com a aprovação no Senado, caso não haja recursos, o projeto seguirá para Câmara dos Deputados. O projeto prevê, entre outros pontos, que empresas recebam autorização do Banco Central para operar. O texto também inclui no Código Penal uma nova modalidade de crime de fraude em prestação de serviços de ativos virtuais.

Para matéria na íntegra, clique aqui.