Cofecon realiza 708ª Sessão Plenária

O Conselho Federal de Economia realizou nesta quarta-feira (10) sua 708ª Sessão Plenária Extraordinária. O evento foi realizado de forma on-line, por meio da plataforma Zoom.

Um dos itens de pauta foi a Assembleia de Delegados-Eleitores – que, no ano passado, foi realizada de forma totalmente on-line. Tendo em vista os pedidos recebidos pela realização de forma presencial, o presidente submeteu o tema ao plenário do Cofecon, que, após considerações, decidiu pela realização de forma da Assembleia no formato híbrido. O mesmo vale para as plenárias de números 709 e 710 do Cofecon, que acontecem ainda neste ano.

Ainda sobre a Assembleia de Delegados-Eleitores, foi aprovada a Resolução 2.088, permitindo que, excepcionalmente neste ano, a convocação para participação seja publicada no Diário Oficial da União até o dia 12 de novembro.

Também foram discutidas pelo plenário alterações no Manual de Arrecadação do Sistema Cofecon/Corecons a fim de adequar os dispositivos à lei 14.195, de 26 de agosto de 2021. As modificações propostas serão objeto de resolução a ser publicada em breve pelo Cofecon.

Outro item discutido foi a alteração do Regimento Interno do Cofecon para contemplar sessões plenárias realizadas de forma on-line. As sessões plenárias virtuais foram autorizadas por meio da resolução 2.042 (alterada pela resolução 2.058) durante o estado de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 e a introdução no Regimento Interno respalda esta prática.

Por fim, os conselheiros aprovaram os auxílios financeiros solicitados para o congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (Ange) e para os prêmios de monografia do Corecon-ES e do Corecon-RN.

A próxima sessão plenária do Cofecon será realizada no dia 30 de novembro.